Versão Resumida da Bula Papal

“Misericordiae vultus”

O Rosto da Miserilogo-ano-misericordiacórdia
Como Província, fomos incentivadas a fazer deste documento do Papa Francisco um “alimento” para a nossa vida pessoal, comunitária, apostólica.

Em geral, todas as Comunidades têm um exemplar deste documento na íntegra. Mas pode ser uma ajuda a partilha desta versão resumida. Foi uma tradução livre – do inglês para o português, valendo-me da ferramenta “traduzir” do Google, disponível na internet.

Com o DESEJO de irmos sendo em processo permanente a Misericórdia que tornou-se viva e visível em Jesus de Nazaré, um abraço amigo da


Ir. Rosinha, RSCM

 

Título da Bula Papal:
Misericordiae vultus
Bula de proclamação do Jubileu extraordinário da Misericórdia

 

Eis como o Papa abre a Bula:
Jesus Cristo é o rosto da misericórdia do Pai. Estas palavras poderiam muito bem resumir o mistério da fé cristã. Mercy tornou-se viva e visível em Jesus de Nazaré, atingindo o seu ponto culminante na dele.

Razão para proclamar Ano Jubilar da Misericórdia
Precisamos constantemente a contemplar o mistério da misericórdia. É uma fonte de alegria, serenidade e paz. Nossa salvação depende disso. Misericórdia: a palavra revela o próprio mistério da Santíssima Trindade. Misericórdia: o ato final e supremo pelo qual Deus vem ao nosso encontro. … Às vezes somos chamados a olhar ainda mais atento sobre a misericórdia para que possamos tornar-se um sinal mais eficaz de ação do Pai em nossas vidas. Por esta razão eu proclamei um Jubileu extraordinário da Misericórdia como um tempo especial para a Igreja; um momento em que o testemunho dos crentes pode crescer mais forte e mais eficaz.

Razão para começar o Ano Jubilar da Misericórdia na Solenidade da Imaculada Conceição.
O Ano Santo abrirá em 8 de dezembro de 2015, Solenidade da Imaculada Conceição. Este dia de festa litúrgica lembra a ação de Deus desde o início da história da humanidade. Após o pecado de Adão e Eva, Deus não deseja deixar a humanidade sozinho no meio do mal. Então ele voltou o olhar a Maria, santos e imaculados no amor (cf. Ef 1: 4), escolhendo-a para ser a Mãe do Redentor do homem. Quando confrontados com a gravidade do pecado, Deus responde com a plenitude da misericórdia. … Eu escolhi a data de 8 de Dezembro por causa de sua rica significado na história recente da Igreja. Na verdade, eu vou abrir a Porta Santa no quinquagésimo aniversário do encerramento do Concílio Ecuménico Vaticano II. A Igreja sente uma grande necessidade de manter este evento vivo. Recordamos as palavras comoventes de São João XXIII, quando, abrindo o Conselho, ele indicou o caminho a seguir: “Agora, a Noiva de Cristo deseja usar o remédio da misericórdia ao invés de pegar em armas de severidade.”

Misericórdia como uma palavra-chave que indica a ação de Deus em relação a nós.
Como podemos ver na Sagrada Escritura, a misericórdia é uma palavra chave que indica a ação de Deus em relação a nós. Ele não se limita apenas a afirmar o seu amor, mas torna visível e tangível. Amor, afinal, nunca pode ser apenas uma abstração. Por sua própria natureza, indica algo concreto: intenções, atitudes e comportamentos que são mostrados na vida diária. A misericórdia de Deus é a sua preocupação amorosa para cada um de nós. Ele se sente responsável; ou seja, ele deseja o nosso bem-estar e ele quer nos ver felizes, cheios de alegria e de paz. Este é o caminho que o amor misericordioso de cristãos também deve viajar. Assim como o Pai ama, assim como seus filhos. Assim como ele é misericordioso, por isso, são chamados a ser misericordioso para com o outro.

Misericórdia é o próprio fundamento da vida da Igreja.
Misericórdia é o próprio fundamento da vida da Igreja. Toda a sua atividade pastoral deve ser apanhados na ternura que torna presente aos crentes; nada em sua pregação e no seu testemunho ao mundo pode ser falta de misericórdia. a própria credibilidade da Igreja é visto em como ela mostra o amor misericordioso e compassivo.

O Papa retira encíclica de João Paulo II Dives in Misericordia (Rico em Misericórdia):
Não esqueçamos o grande ensino oferecido por São João Paulo II em sua segunda encíclica, Dives in Misericordia , que na época veio de forma inesperada, o seu tema pegando muita gente de surpresa. Há duas passagens, em particular, para o qual gostaria de chamar a atenção. Em primeiro lugar, São João Paulo II destacou o fato de que tinha esquecido o tema da misericórdia no meio cultural de hoje: “A mentalidade de hoje, talvez mais do que a de pessoas no passado, parece oposição a um Deus de misericórdia, e de fato tende a excluir da vida e remover do coração humano a própria ideia de misericórdia “. … Além disso, São João Paul II empurrado para uma proclamação mais urgente e testemunho de misericórdia no mundo contemporâneo: “Ele é ditada pelo amor pelo homem, por tudo o que é humano e que, de acordo com as intuições de muitos dos nossos contemporâneos , é ameaçada por um perigo imenso. O mistério de Cristo … obriga-me a proclamar a misericórdia como o amor misericordioso de Deus, revelada no mesmo mistério de Cristo. ele também me obriga a recorrer à misericórdia e implorar para ele neste difícil fase crítica da história da Igreja e do mundo “. Este ensinamento é mais pertinente do que nunca e merece ser levado mais uma vez neste Ano Santo.

O apelo da Igreja durante o Ano Jubilar da Misericórdia:
A Igreja torna-se um servo do amor e medeia-lo a todas as pessoas: um amor que perdoa e se expressa no dom de si mesmo. Consequentemente, sempre que a Igreja está presente, a misericórdia do Pai deve ser evidente. Em nossas paróquias, comunidades, associações e movimentos, em uma palavra, onde quer que haja cristãos, todos devem encontrar um oásis de misericórdia.

Escritura chave para o Ano Jubilar: “Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso” (Lc 06:36).
Queremos viver este Ano Jubilar à luz das palavras do Senhor: misericordiosos como o Pai. O evangelista nos lembra o ensinamento de Jesus que diz: “Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso” (Lc 06:36). É um programa de vida tão exigente como ela é rica em alegria e paz. … Misericordioso como o Pai, portanto, é o “lema” deste Ano Santo. Em misericórdia, encontramos a prova de como Deus nos ama. Ele dá todo o seu auto, sempre, livremente, sem pedir nada em troca. Ele vem em nosso auxílio sempre que o invocam

Ardente desejo do Papa que, durante este Jubileu, o povo cristão pode refletir sobre os trabalhos corporais e espirituais de misericórdia.
É meu desejo ardente que, durante este Jubileu, o povo cristão pode refletir sobre os trabalhos corporais e espirituais de misericórdia. Será uma maneira de despertar a nossa consciência, com muita frequência crescido maçante em face da pobreza. E vamos entrar mais profundamente no coração do Evangelho, onde os pobres têm uma experiência especial da misericórdia de Deus. Jesus nos introduz estas obras de misericórdia em sua pregação para que possamos saber se estamos ou não vivendo como seus discípulos. Vamos redescobrir estas obras de misericórdia corporais: para alimentar os famintos, dar de beber a quem tem sede, vestir os nus, acolher o estrangeiro, curar os doentes, visitar o preso, e enterrar os mortos. E não esqueçamos as obras de misericórdia espirituais: para o conselho duvidoso, instruir os ignorantes, admoestar os pecadores, consolar os aflitos, perdoar as ofensas, suportar com paciência aqueles que nos fazem mal, e rezar para os vivos e os mortos.

Isso é para ser um “ano de graça do Senhor” ou “misericórdia”:
Lucas escreve que Jesus, no sábado, voltou para Nazaré e, como era seu costume, entrou na sinagoga. Eles chamado a ele para ler a Escritura e para comentar sobre ele. A passagem foi a partir do livro de Isaías, onde está escrito: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para trazer boas novas aos aflitos, ele enviou-me a curar os quebrantados do coração, a proclamar liberdade aos cativos ea liberdade aos do cativeiro; para proclamar o ano da graça do Senhor “(Is 61: 1-2). A “ano de graça do Senhor” ou “misericórdia”: este é o que o Senhor proclamou e é isso que queremos viver agora. Este Ano Santo trará à tona a riqueza da missão de Jesus eco nas palavras do profeta: para trazer uma palavra e gesto de consolo para os pobres, a proclamar liberdade aos vinculado por novas formas de escravidão na sociedade moderna, a restaurar a visão de quem pode ver não mais, porque eles são apanhados em si, para restaurar a dignidade a todos aqueles de quem tenha sido roubado. A pregação de Jesus se torna visível mais uma vez na resposta de fé cristãos são chamados a oferecer pelo seu testemunho. Que as palavras do Apóstolo nos acompanhar: Aquele que exerce misericórdia, deixá-lo fazer-los com alegria (Rm 12: 8).

O tempo da Quaresma, durante este Ano Jubilar é para ser vivida mais intensamente, com destaque para o Sacramento da Reconciliação:
O tempo da Quaresma, durante este Ano Jubilar também deve ser vivida mais intensamente como um momento privilegiado para celebrar e misericórdia experiência de Deus. Como muitas páginas da Sagrada Escritura são apropriados para a meditação durante as semanas da Quaresma para nos ajudar a redescobrir o rosto misericordioso do Pai! … A iniciativa de “24 Horas para o Senhor”, que será celebrado na sexta-feira e sábado que antecede a quarta semana da Quaresma, devem ser implementadas em cada diocese. Então, muitas pessoas, incluindo os jovens, estão voltando para o Sacramento da Reconciliação; através dessa experiência que eles estão redescobrindo um caminho de volta para o Senhor, vivendo um momento de intensa oração e encontrar significado em suas vidas. Vamos colocar o Sacramento da Reconciliação no centro, mais uma vez, de tal forma que ele irá permitir que as pessoas para tocar a grandeza da misericórdia de Deus com suas próprias mãos. Para cada penitente, será uma fonte de verdadeira paz interior.

Durante a Quaresma, o Papa Francis irá enviar Missionários da Misericórdia:
Durante a Quaresma deste Ano Santo, eu pretendo enviar Missionários da Misericórdia. Eles vão ser um sinal de solicitude materna da Igreja para o povo de Deus, que lhes permita entrar no profunda riqueza desse mistério tão fundamental para a fé. Haverá sacerdotes a quem concederá a autoridade para perdoar até mesmo os pecados reservados à Santa Sé, de modo que a amplitude de seu mandato como confessores será ainda mais clara. Eles serão, acima de tudo, sinais de prontidão do Pai vivo para acolher aqueles em busca de seu perdão. … Peço meus irmãos bispos convidar e acolher estes missionários, para que possam ser, acima de tudo, pregadores persuasivas de misericórdia. Pode dioceses individuais organizar “missões para as pessoas” de tal forma que estes Missionários podem ser arautos da alegria e perdão.

Meta de conversão em mente para aqueles envolvidos em organizações criminosas e na corrupção:
Que a mensagem de misericórdia atingir a todos, podendo ninguém ser indiferente à chamada para experimentar a misericórdia. Dirijo este convite à conversão ainda mais fervorosamente para aqueles cujo comportamento afasta-los da graça de Deus. Eu, particularmente, têm em homens mente e mulheres pertencentes a organizações criminosas de qualquer tipo. Para seu próprio bem, peço-lhes para mudar suas vidas. … O mesmo convite é estendido para quem quer cometer ou participar de corrupção. Esta ferida aberta é um grave pecado que clama ao céu por vingança, porque ameaça os próprios fundamentos da vida pessoal e social. Corrupção nos impede de olhar para o futuro com esperança, porque a sua ganância tirânico abala os planos do fraco e espezinha os mais pobres dos pobres.

Concessão de indulgências do Jubileu:
A Jubilee também implica a concessão de indulgências. Esta prática vai adquirir um significado ainda mais importante no Ano Santo da Misericórdia. O perdão de Deus não conhece limites. Na morte e ressurreição de Jesus Cristo, Deus torna ainda mais evidente seu amor e seu poder para destruir todo o pecado humano. Reconciliação com Deus torna-se possível através do mistério pascal e da mediação da Igreja. Assim, Deus está sempre pronto a perdoar, e ele não se cansa de perdoar de maneiras que são continuamente nova e surpreendente. … Para ganhar uma indulgência é experimentar a santidade da Igreja, que concede a todos os frutos da redenção de Cristo, para que o amor eo perdão de Deus pode estender-se por toda parte. Vamos viver este jubileu intensamente, pedindo ao Pai para perdoar os pecados e para nos banhar em Sua misericórdia “indulgência”.

Mercy no Judaísmo e Islã:
Há um aspecto da misericórdia que vai além dos limites da Igreja. Ela nos diz respeito ao judaísmo e islamismo, ambos os quais consideram a misericórdia de ser um dos mais importantes atributos de Deus. … Espero que este ano jubilar celebrando a misericórdia de Deus irá promover um encontro com estas religiões e com outras tradições religiosas nobres; pode-lo abrir-nos ao diálogo ainda mais fervoroso para que possamos conhecer e entender melhor uns aos outros; pode-lo a eliminar todas as formas de mente fechada e desrespeito, e expulsar todas as formas de violência e discriminação.

Para o fim da Bula, o Papa Francis volta-se para Maria, Mãe de misericórdia:
Meus pensamentos agora a Mãe de Misericórdia. Que a doçura de seu semblante cuidar de nós neste Ano Santo, para que todos nós possamos redescobrir a alegria da ternura de Deus. Ninguém penetrou o profundo mistério da encarnação como Maria. toda a sua vida foi modelado após a presença da misericórdia que se fez carne. A Mãe do Crucificado e Ressuscitado entrou no santuário da misericórdia divina, porque ela participou intimamente no mistério do seu amor.

Depois de Maria como a Mãe de Misericórdia, o papa se estende seus pensamentos para os santos e bem-aventurados que fizeram misericórdia divina sua missão na vida. Neste sentido, ele destaca St. Faustina:
Nossa oração também se estende aos santos e os bem-aventurados que fizeram misericórdia divina sua missão na vida. Estou especialmente pensando no grande apóstolo da misericórdia, Santa Faustina Kowalska. Ela pode, que foi chamado para entrar nas profundezas da misericórdia divina, intercedei por nós e nos obtenha a graça de viver e andar sempre de acordo com a misericórdia de Deus e com uma confiança inabalável no seu amor.

Como o Papa termina sua Bula:
Neste Ano Jubilar, pode a Igreja eco da palavra de Deus que ressoa forte e clara como uma mensagem e um sinal de perdão, força, ajuda e amor. Que ela não se cansa de estender misericórdia e estar sempre paciente em oferecer compaixão e conforto. Que a Igreja se tornar a voz de cada homem e mulher, e repetir confiança sem fim: “Seja consciente de sua misericórdia, ó Senhor, e a tua benignidade, porque elas são desde os tempos antigos” (Sl 25: 6).