Projeto Vida Irmã Maria de Aquino – Ubá/MG

Formação da Equipe com Rodrigo Sávio:

Aconteceu no dia 29/02 um encontro de formação da equipe com Rodrigo Sávio e o tema trabalhado foi comunicação assertiva. Foi um momento muito produtivo, trouxemos essa temática para as relações no local de trabalho, nos abrindo possibilidades de lidar melhor com as crianças, adolescentes e seus familiares. Os trabalhos foram divididos em grupos, onde cada grupo apresentava duas situações vivenciadas em nosso dia a dia. A partir dessa partilha, aconteciam as trocas, onde essas situações eram apresentadas por outro grupo. Devemos destacar que essa dinâmica nos possibilita sugerir ideias para os demais participantes para saber  lidar com determinada situação. Em virtude do tempo, o assunto não se esgotou, ficando a possibilidade de continuidade em um próximo encontro.

Realização de Tarefa Coletiva:

Diante da demanda apresentada pelos familiares das crianças e adolescentes que frequentam o Projeto Vida, sobre a dificuldade que alguns têm de ajudar seus filhos na realização das tarefas escolares, criamos um momento para que as crianças e adolescentes possam realizá-las coletivamente. Assim acontece o momento de troca entre os participantes, para aqueles que têm facilidade e ajudam aqueles que têm dificuldade. Devemos destacar que este momento está sendo muito positivo, estamos realizando avaliação do mesmo durante as reuniões com os familiares.

Parceria FUPAC:

A parceria com a faculdade FUPAC está a todo vapor, o Projeto Vida está podendo contar com a presença de 07 voluntários do curso de Psicologia, que ministram a Oficina de Prevenção à Violência para as crianças e adolescentes, além de acompanharem um grupo de pais, que se reúnem quinzenalmente.

Nesta semana, recebemos a visita de alunos e coordenação do curso de Farmácia, para conhecerem o Projeto Vida e realizarem uma doação de leite, papel higiênico e sabonete; materiais estes arrecadados em eventos realizados pelo curso de Farmácia e doados para o consumo das crianças e adolescentes inseridos no Projeto Vida.

Oficina de Taekwondo:

A oficina de Taekwondo ministrada pelo voluntário Diego Miguetti acontece semanalmente nos dois turnos. Durante a atividade, o educador passa para as crianças e adolescentes a concentração, ritmo, equilíbrio, relaxamento, flexibilidade corporal, coordenação motora, a defesa pessoal, além da disciplina (comportamento) e conhecimento e respeito à cultura.

Oficina de Informática:

Os educadores deram início à oficina tão esperada pelas crianças e adolescentes. A oficina de informática a partir deste mês acontece nos dois turnos. Os educadores estão apresentando às crianças e adolescentes, novas formas de aprendizagem e conhecimento, através de uso das novas tecnologias da informação.

Dengue: Conhecer para Combater – mosquitoeira”.

Os educadores abordaram com as crianças e adolescentes um problema que tem acometido a população, em nível mundial: a dengue. Aconteceu uma roda de conversa para sondar o conhecimento que as crianças e adolescentes possuem sobre a dengue e suas consequências. A seguir o educador distribuiu aos participantes, material informativo, para que pudessem construir um painel explicativo.

Dando continuidade, as crianças e adolescentes tiveram um momento para confeccionar um imã de geladeiras que foi um mosquito de biscuit com algumas dicas de combate e prevenção ao aedes aegypti. Finalizado este momento, os educadores passaram o vídeo explicativo sobre a criação de uma “mosquitoeira”, que posteriormente, foi confeccionada pelas crianças e adolescentes, com o objetivo de eliminar os mosquitos de suas residências. Devemos destacar que foi um momento em que todos gostaram muito, visto que foi construído algo novo para eles “a mosquitoeira”.

Colaboração de Ozias Fonseca (Coordenadora da Unidade)