Um convite à oração e solidariedade

imagemConferência sobre Não-violência e paz justa a ser realizada em Roma 11-13 abril. 2016. Convidado pelo Conselho Pontifício para a Justiça e Paz e Pax Christi International, pessoas de todo o mundo, muitos dos contextos de guerra e violência em curso, vai contribuir para o ensino católico renovado e prática sobre a guerra e paz, violência e não-violência.

Espírito Santo, a fonte de nossa luz e nossa força, nós te agradecemos por nos fazeres o apelo sermos construtores de paz do mundo inteiro e a participar neste momento dramático que a nossa humanidade vive, a fim de repensar a nossa responsabilidade e aprofundar e promover a não-violência e anunciar a mensagem libertadora de Jesus.

Deus de Misericórdia, Pai e Mãe, que enviaste o teu Filho Jesus, nosso irmão, para revelar através de sua vida e ensinamento divino e generoso amor e, assim, incarnar no nosso mundo o poder da não-violência, que é capaz de superar todas formas de violência e reconciliar a humanidade na justiça e na paz.

Confessamos que, durante séculos, a nossa Igreja, povo de Deus, traiu esta mensagem central do Evangelho em numerosas ocasiões, a participando em situações de guerra, perseguição, opressão, exploração e discriminação.

Espírito Santo, ao congregarmo-nos como construtores de paz, confiamos em tua luz e força para ajudar a revitalizar na Teologia da Paz a mensagem não-violenta de Jesus – e que não haja lugar para a violência – e oferecer a todos os cristãos as ferramentas de construção da paz, o perdão e a reconciliação.

Espírito Santo, confiamos que tua luz e força estejam presentes nesta conferencia e esta marque uma nova etapa na nossa Igreja, no seu caminho de conversão para se tornar uma igreja da paz, no espírito de nosso irmão Jesus – para responder ao grito da humanidade que deseja uma vida digna e em paz. Hildegard Goss-Mayr, março de 2016, escrito para a conferência

Rezemos para que ao contemplar Jesus, nosso Senhor e nossa Paz, nós cristãos e sejamos capazes de nos arrepender de nossas palavras e atitudes causadas pelo orgulho, o ódio, o desejo de dominar os outros, a inimizade para com os membros de outras tradições religiosas e torna os grupos mais vulneráveis da nossa sociedade, como os imigrantes e itinerantes. Arcebispo Stephen Fumio Hamao

Senhor do mundo, Pai de todos e de tudo, através de teu Filho nos ensinaste a amar os nossos inimigos, a fazer bem quem nos odeia e a orar pelos que nos perseguem. No entanto, muitas vezes, os cristãos negaram o Evangelho; abraçando uma mentalidade de poder, violaram os direitos dos grupos étnicos e os povos inteiros se mostraram complacentes com as suas culturas e tradições religiosas. Sê paciente e misericordioso connosco e nós e concede-nos o teu perdão! Isto te pedimos por Cristo, Nosso Senhor.    João Paulo II, o Papa