O Retiro Jovem SCM do Rio de Janeiro

Aconteceu nos dias 8-9 e 10 de abril de 2016, no Colégio. O tema geral foi “Misericordiosos como o Pai”. Estavam presentes 42 jovens, na sua maioria com experiência missionária e de outros encontros juvenis, 05 educadores e 02 Religiosas. A temática da Misericórdia ajudou nossa moçada a compreender e valorizar a figura do idoso no nosso meio. Alguém que merece cuidado e reverência.

Todos foram acolhidos com dinâmicas que ajudaram na integração da turma; a seguir, assistiram ao filme UMA LIÇÃO DE VIDA. Isto ajudou na compreensão da temática e também de toda a organização da proposta inicial. Segundo o professor Bruno, foi muito bom o nível do comprometimento de nossa juventude. Deus seja louvado, não é mesmo?

Teve também profunda reflexão através da Parábola do Filho Pródigo, conduzida pela professora Nyeta. Imagino o quanto de aproveitamento desses jovens com auxilio de educadores de qualidade. Pois esses eu conheço e tiro o chapéu para cada um de vocês. Ao relatar isto, trouxe-me saudades infinitas das tantas experiências que vivemos juntos no passado. Nossa! Que saudade desse lindo tempo! Rosinha, eu tive inveja de você, quando a vi nas fotos. Êta egoísmo, o meu. Prometo que vou melhorar. E você, Rosinha, também teve a oportunidade de dialogar com os retirantes sobre a Campanha da Fraternidade. Afinal, a nossa casa comum.

Foram também, em ação solidária, visitar e conviver com pessoas do asilo “Recanto Vila do Sol” em Botafogo. Lá acolhem 41 mulheres e 04 homens. Que momento bonito. A turma foi dividida em dois grupos, para animar com bingo e momento musical. Imagino, foi um espetáculo de carinho e atenção de nossa juventude ao cuidar dessas pessoas que muitas vezes não recebem visitas de seus netos. Como sempre, à noite se sentava para uma avaliação, e mais do que isto! A pergunta era: O que isso mexeu comigo? E a partilha foi de grande sensibilidade e emoção. Muitas vezes nossa meninada não tem acesso e nem oportunidade de conviver com tal realidade. E nós muitas vezes até dizemos que o mundo deles é muito diferente. Não é verdade? Eu não estive lá, mas acolher este relato me deixa totalmente envolvida de sentimento fraterno que já experimentei com eles. Como sempre digo: vocês são bênção viva de Deus no nosso mundo de hoje. Obrigada, meninos e meninas, pelo bonito testemunho de vida.

No ultimo dia tiveram a Parábola da Misericórdia (a ovelha perdida) e a partir disso foram todos convocados a iniciar as propostas de construir caminhos para o Seminário “Juventudes SCM-Descortinando Horizontes” que irá acontecer em BH nos dias 2 a 4 de junho de 2016. Isto também provocou na moçada que a pré-missão, a missão e a pós-missão se aproximam e os candidatos devem estar ligados para não perderem a oportunidade de participar e atuar de maneira bem juvenil. E com certeza o Fórum Social fechará com chave de ouro toda a programação pensada com carinho com e para o jovem. Aproveito para agradecer o apoio de toda a Escola na pessoa do professor Amaro e sua equipe, dos educadores, funcionários e das Irmãs Rosinha e Duza; e também a acolhida da Comunidade Religiosa dessa escola. E a vocês, jovens retirantes, parabéns por acreditarem na proposta da sua Escola, mas muito mais do que isso, acreditar na proposta de Jesus Cristo Ressuscitado. A cada um de vocês: jovem, você é uma Benção! Beijos a todos (as) e saudades da,

Maria Lúcia Araújo da Silva, RSCM –  Pela Equipe Juventude-Animação Vocacional