V SEMANA VOCACIONAL MISSIONÁRIA

28/03 a 1/04

Na última semana de março aconteceu em Brasília, no Centro Cultural Missionário (CCM), a V Semana Vocacional Missionária. Tivemos como tema pela reflexão do Ano da Vida Consagrada: “Vida religiosa consagrada em processo de transformação: qual serviço de animação missionária vocacional hoje?”. Nós éramos um grupo de 40 participantes: religiosas, padres e um leigo – entre eles, Ir.Rosinha e eu.

Para esse tempo de reflexão e partilha de experiências, contamos com três assessores:

  • Padre Estêvão, trabalhando conosco – Espiritualidade – um reencantamento pelo núcleo identitário da Vida Religiosa;
  • Susana Rocca partilhou conosco sobre – Juventude e a experiência de Deus, as luzes e as coisas novas que estão surgindo dentro da vida consagrada e a necessidade da continuidade da transformação. “Uma vida consagrada não se sustenta sem a experiência de Deus. Mesmo com contextos diferentes, formas de rezar diferentes, missões diferentes, a experiência de Deus é essência”. A Ir. Susana ainda completou: “A vocação existe. Jesus continua chamando o jovem para a missão na igreja. Nossas congregações precisam encontrar meios para acolher este jovem e esta semana vocacional está contribuindo para isso. Essas reflexões nos ajudam a trilhar caminhos e dar continuidade a nossa missão da vida consagrada”;
  • Padre Jaime também nos ajudou muito com sua experiência na área das – Comunicações. “Deus se comunica criando” assim como está em Genesis. Ele também diz: “Comunicar é encontro!”, o encontro comigo mesma, com Deus e com o próximo. Esta é a primeira relação mais importante que devemos ter. Na atualidade hoje, há os mais diversos meios de comunicação, e também devemos nos valer deles para acompanhar o que a juventude e o mundo fazem.

Com tudo isso que vimos, ouvimos, partilhamos e também vivenciamos sabemos que é sempre bom e preciso um novo reencantamento missionário, pois isso também é convocar, é animar. Animar, na sua essência, é comunicar vida, espírito, alegria, vitalidade, entusiasmo para colocar a Igreja em estado permanente de missão e, todas/os nós somos Igreja.

“A fé se fortalece quando partilhada!”

Vamos! Partilhemos a missão que o próprio Deus nos confiou.

Ir. Fernanda Marques de Oliveira, RSCM

 Mais informações: http://www.ccm.org.br/ccm-promove-semana-vocacional-missionaria/   – e http://redevida.com.br/programa/jctv/5-semanavocacional– …