Quem Somos

Muitas urgências … Uma congregação

Diante de tantas demandas e necessidades que percebia, o jovem sacerdote sentia-se inquieto e mobilizado por Deus a continuar dando respostas concretas. Como? Começou contando com colaboradores leigos e irmãs de algumas congregações. O trabalho era enorme. O que mais poderia fazer? Levou um bom tempo discernindo o que Deus estaria pedindo dele. Até que um dia percebeu com clareza o projeto de Deus para sua vida, fundar uma congregação com um carisma especifico para a sustentabilidade das obras iniciadas ou seja da missão que assumira. A experiência espiritual bíblica de Gailhac foi marcada pelo texto de Jo 10, 1-10. Uma espiritualidade que se aproxima do Cristo compassivo, expressa na parábola do Bom Pastor, aquele que dá a vida sem reservas pelas ovelhas e a dá em abundância. Esse texto suscitou em Gailhac um novo Carisma para a Igreja: “conhecer e amar a Deus; torna-lo conhecido e amado para que todos tenham vida.”

 

O primeiro chamado

 

O 1° que sentiu apelo a colaborar nas obras nascentes foi o casal Eugène Cure e Apollonie Pellissier, grandes amigos do padre Gailhac. Ficando viúva e sem filhos, Apollonie sentiu-se tocada de forma especial pelo chamado de Deus e colocou para o Padre Gailhac, o seu desejo de consagrar a sua vida a Deus e dedicar-se exclusivamente às obras de Gailhac. Um período de oração e diálogo foi necessário até que padre Gailhac aceitasse o seu pedido. Uma vez aceito, Apollonie se tornou Ir. Saint Jean, co-fundadora da congregação das RSCM no dia 24 de fevereiro de 1849.

 

 

E hoje, onde encontrar as religiosas do SCM no mundo?

No continente africano: Moçambique, Zambia e Zimbabue. No continente americano: Brasil, México e Estados Unidos. No continente europeu: França, Escocia, Inglaterra, Irlanda, Pais de gales, Italia, Portugal. No continente asiático: Timor Leste.

E no Brasil, onde encontrar as irmãs do SCM?

Em 11 de março de 1911, as ousadas Irmãs portuguesas, Maria de Aquino Vieira Ribeiro, Maria de Assis e Santa Fé, pisaram em terras brasileiras, movidas pela audácia própria de quem é apaixonado pelo Projeto de Deus: ” Para que todos tenham Vida”. As três Irmãs olharam em frente com muita garra e abertura de coração e foram capazes de transformar as dificuldades e desafios em oportunidades criativas. No Brasil, o Instituto começou a se expandir com a criação de colégios e orfanatos. Depois do Concilio Vaticano II os ministérios foram se diversificando para atender às necessidades e aos apelos da Igreja.

Hoje estamos na Região sudeste: SP, no bairro Belém. No Rio, em Copacabana. Em Minas Gerais – em BH Serra, Lagoa, Prado, Nova Pampulha; Uba; Janauba; Curvelo. No Espirito Santo, na Serra e Vitoria. Na Bahia, em Feira de Santana, Mairi, Porto Seguro. No Piaui, em Teresina.