Pular para o conteúdo

1º Momento de Formação na SCCE em 2018

 

Na última quinta-feira  22,  aconteceu o 1º Momento de  Formação na Sociedade Civil Casas de Educação – SCCE em 2018, com a temática “Espiritualidade do IRSCM: Campanha da Fraternidade e Frase Iluminadora para o triênio 2018-2020”.

 A abertura foi realizada por Juscélio, que apresentou a nova comissão responsável por organizar os Momentos de Formação em 2018, composta pelos leigos Ana Carla da Cruz, Élem Cássia Miguel, Juscélio Aparecido Zanini da Silva, Lucienne do Carmo Félix Teixeira e pela Irmã Helena Pin, lembrando que esta comissão foi indicada pelos Colaboradores da SCCE, em pesquisa realizada no final do ano de 2017.

Para o primeiro momento de formação do ano, o grupo convidou a Ir. Rosa de Lima Pereira, Articuladora da Área da Missão e representante do JPIC da Província Brasileira, para tratar a temática. Ir. Rosinha, como é carinhosamente chamada, apresentou a todos como as ‘marcas‘ da Espiritualidade do Instituto (Conhecer Deus e torná-lo conhecido, amar a Deus e fazê-lo amado), o tema da CF 2018: Fraternidade e superação da violência e a frase iluminadora escolhida pelo Conselho Provincial para o triênio 2018-2020: “Construir pontes de justiça e solidariedade” se complementam, e convidou a todos a refletir: como está a minha espiritualidade? Neste momento, aproveitando a comemoração dos 169 anos de fundação do Instituto Sagrado Coração de Maria, Ir. Rosinha também apresentou um pequeno vídeo construído pelos alunos do Colégio Sagrado Coração de Maria, da Província Portuguesa, sobre a vida e trajetória do Padre Gailhac, fundador do Instituto, suas atitudes em benefícios dos mais pobres e sua vontade de ajudar os mais necessitados. Estimulados pelo vídeo exibido, Ir. Rosinha buscou motivar os presentes a pensarem, em silêncio, no seu íntimo, a própria história. Como se construiu essa história de vida, desde a escolha do nome pelos pais ao despertar para a profissão que seguiria? Quais foram as referências para Jean Gailhac? O que, até então, parecia ser “despercebido” na história de vida, mas, neste momento, percebe-se que foi de grande importância e significado para impactar a própria vida? Uma palavra, um olhar dos pais ou dos irmãos, ou alguém de fora da família, mas que motivou a algo bom a ser feito, a ser ‘construído’ ou que valesse à pena fazer parte da ‘caminhada’.

Após o momento de reflexão, os colaboradores parabenizaram as religiosas pela data especial, e agradeceram a Deus pela vida das Irmãs que continuam a obra iniciada pelo Padre Gailhac e que, pela vocação e dedicação delas, comemoramos mais um ano de vida do Instituto RSCM.

Equipe de Formação SCCE – 2018