O segundo encontro do Grupo de Meninas, realizado na Unidade Socioassistencial, no dia 07 de maio, teve como proposta a exibição do filme “Poder Além da Vida”, do diretor Victor Salva (Estados Unidos, 2006). O filme traz valiosas reflexões sobre autoconhecimento, valores positivos e a importância de não desistir dos sonhos. O filme selecionado proporcionou importante debate e troca de ideias relacionadas ao cotidiano das adolescentes.
A atividade iniciou com uma dinâmica bem descontraída. Em seguida, as participantes foram convidadas a se apresentar e falar sobre um momento especial de suas vidas. A maioria delas apresentou alguma dificuldade para relatar essa memória. Três adolescentes, que haviam participado do Retiro Jovem nos dias 27 e 28 de maio, juntamente com alunos do CSCM Brasília, citaram a vivência do Encontro como um momento marcante em suas vidas.
Após as apresentações, iniciou-se o filme. A educadora Vânia Rodrigues informou que, no final, todas teriam que responder três perguntas sobre o filme. Para tornar o momento ainda mais aconchegante e acolhedor, foram colocados tapetes e almofadas no chão. Além disso, foram servidos pipoca e refrigerante.
Após assistir a produção, fez-se uma roda de conversa para dialogar sobre o filme. Ao perguntar sobre o que mais gostaram, as participantes destacaram as seguintes lições: “quem tem mais dificuldades para amar é quem mais precisa de amor”; “conhecimento é saber, sabedoria é fazer”; “precisamos aceitar que não temos controle sobre tudo que acontece conosco”; “é preciso eliminar os pensamentos negativos”; “é fundamental valorizar as pequenas coisas da vida, porque nada é banal e a felicidade está na jornada e não no destino”.
A educadora pediu para retomarem a pergunta feita no início da atividade – pensar em um momento especial de suas vidas. Para a maioria, a resposta foi a vivência do presente. Para concluir o encontro, as beneficiadas responderam às seguintes perguntas: Onde você está? Aqui; Que horas são? Agora; O que você é? Este momento! As perguntas tiveram como objetivo ressaltar a importância de viver o aqui e agora e valorizar aquilo que temos. Quando aprender a valorizar o caminho, verá que o sucesso é uma consequência.
Pelas reflexões realizadas pelo grupo, foi possível perceber que a metodologia proporcionou a análise das situações vividas, bem como o entendimento sobre os limites enfrentados e as possibilidades de superação das situações desafiantes.
Vânia Rodrigues e Maria Joseline – educadoras sociais
Françoise Brito – assistente social