O Dia Internacional da Mulher, instituído no dia 8 de março, demarca a luta feminina pela igualdade de direitos, e no combate a qualquer forma de discriminação ou violência de gênero.
No Projeto Vida de Serra, houve um momento interno com a equipe, em que, através da história de Elizabeth Arden, referência do movimento sulfragista nos EUA, buscou-se refletir sobre o empoderamento feminino e as conquistas históricas do movimento feminista no mundo. Num outro momento, com as mulheres responsáveis pelas crianças e adolescentes atendidas pelo Projeto Vida, denominado Café Com Partilha – Especial Mês da Mulher, foi promovida uma reflexão, envolvendo auto estima e projeto de vida, associados ao Tema Anual da Unidade para o ano de 2022, “Esperançar: o melhor tempo é agora e o melhor lugar é aqui”.
Com as responsáveis, foi realizada uma retrospectiva dos direitos femininos e foi dado o retorno de uma dinâmica realizada em 8 de março de 2018, chamada “Uma carta para si mesma”. Na ocasião, as mulheres refletiram sobre seus sonhos e os colocaram em uma carta, que só foi aberta novamente em 2022. A atividade buscou incentivá-las a olhar para si mesmas, seus sonhos e anseios, e empoderá-las nesta busca.
Momentos como este, direcionado às mulheres da comunidade, sempre integraram a programação anual de ações da Unidade. Para nós do Projeto Vida, sonhar é o primeiro passo para esperançar-se.
Wellington Fernandes – Orientador de Atividades Socioassistenciais