Com o cenário epidemiológico favorável e com a autorização dos órgãos de Saúde e Assistência Social do município de Ubá, houve a flexibilização das medidas de isolamento.
E assim, no dia 01º de março de 2021, após planejamento, comunicação com as famílias, adaptações dos horários, do espaço e divisão de grupos reduzidos de crianças e adolescentes, retomamos as tão esperadas atividades presenciais na sede do Projeto Vida em sistema híbrido (parte presencial e parte remoto), após longo período de isolamento social.
Esse retorno ainda com muitas restrições e cuidados diante da situação pandêmica, foi muito positivo para ambos os envolvidos. As crianças e os adolescentes, cujos responsáveis concordaram e autorizaram que voltassem a frequentar presencialmente, puderam participar de atividades onde foram acolhidas e receberam orientações sobre a nova realidade do mundo no contexto pandemia X pós-pandemia. As educadoras sociais e demais colaboradores, que haviam retornado ao trabalho presencialmente em janeiro, tiveram a oportunidade de realizar oficinas presenciais e ‘matar’ um pouco da saudade da rotina com a presença de nossos tão estimados atendidos/as.
Infelizmente, o período que estamos vivendo é muito instável e imprevisível – o aumento de casos de contaminação, internações em leitos clínicos e UTI’s e número de óbitos, fazendo o município regredir para a “onda vermelha” e em sequência, todo o estado de Minas Gerais decretar “onda roxa” (classificação mais restritiva até o momento do Plano Minas Consciente do Governo Estadual), suspendendo novamente as atividades presenciais e retornando o trabalho remotamente com publicações das atividades em grupos de WhatsApp.
Sendo assim, apesar da situação desafiadora e de comoção que o mundo vem enfrentando e do breve retorno presencial que foi possível executar nesse mês de março de 2021, a equipe do Projeto Vida continua se dedicando da melhor maneira possível, a fim de manter e fortalecer vínculo com as crianças, os adolescentes e as famílias por meio do acompanhamento e desenvolvimento de ações remotamente, com esperança que num futuro próximo possamos estar junto aos mesmos, presencialmente.
Camila Aparecida Gumier – Coordenadora de Projeto Social