Com grande alegria, iniciamos em maio de 2021, as oficinas de Capoeira, Hip Hop (grafite e dança) e Teatro, no sistema remoto, contempladas no projeto Dança e Roda: Arte e Vida, financiado com recursos do Fundo da Infância e Adolescência (FIA), via Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Ubá (CMDCA).
Com as devidas adaptações para o sistema remoto, vídeo-oficina e encontros virtuais, as atividades estão acontecendo e com boa participação das crianças e adolescentes. Está sendo uma oportunidade de aprendizagem qualitativa sobre a cultura marginal.
Esta é a manifestação da arte de rua, da vivência individual e coletiva, com aspectos que refletem a realidade de maneira mais transparente possível. Composta por diversos elementos, destacam-se o Hip Hop, Grafite, Teatro, dentre outros. Juntamente com a capoeira advinda dos negros escravizados que, para sair da situação de clandestinidade até chegar ao reconhecimento de patrimônio cultural brasileiro, atravessou séculos de preconceitos, lutas e resistência. Diante das semelhanças entre essas artes, de origem do povo que sempre viveu à margem da sociedade, e que foi historicamente privado do acesso à cultura erudita, é que cresceram e fortaleceram as manifestações culturais do “gueto”. É uma forma de defesa, encontrada na luta da capoeira “disfarçada” de dança e nas manifestações artísticas com as expressões vistas no Hip Hop, Grafite, teatro, moda, e o que mais a criatividade permitir.
Ministradas por profissionais experientes e com perfil para o trabalho social, as oficinas estão promovendo a evolução artística, cultural e cidadã dos participantes, além de seguir fortalecendo os vínculos entre Unidade e atendidos, neste cenário desafiador.
Camila Gumier – Coordenadora de Projeto Social
Oficina de Capoeira – por Diego Miguetti
Oficina de Hip Hop (Grafite e Dança de Rua) – por João Paulo Bebiano
Oficina de Teatro – Maykon Silvestre