Com o objetivo de não interromper o atendimento, além do período de recesso que ocorre em janeiro, foram colocadas em prática as atividades denominadas “Projeto e Lazer é Vida!”. Isto aconteceu após o encerramento das atividades regulares, proporcionando, nas duas últimas semanas do ano, quatro dias de momentos de lazer, diversão e descontração, tendo como pano de fundo o conhecimento, desenvolvimento do protagonismo e autoestima das crianças e adolescentes que frequentam essa Unidade Socioassistencial.
O primeiro e segundo dias de atividades foram tardes de jogos da adedanha, detetive, uno, etc. Estes jogos possibilitam o desenvolvimento de raciocínio, estímulo da memória, conhecimento, além do “espírito de competitividade” saudável.
No terceiro dia aconteceu a “Tarde da Beleza”, onde a designer de unhas, Josiane Trindade, mãe de uma criança que frequenta esta Unidade Socioassistencial, se voluntariou, junto de sua equipe, a realizar um momento onde as crianças e adolescentes que quisessem puderam cuidar das unhas, com as devidas autorizações de seus responsáveis, e sem utilização de alicates de unha. Esta atividade promoveu conhecimentos sobre o autocuidado, higiene com o corpo e autoestima. A criança ou adolescente que não se identificava com essa atividade participou mais uma vez de jogos recreativos, como nos primeiros dias relatados.
No quarto e último dia, realizou-se a ‘Feira de Compras, Vendas e Doações”, onde foi proposto, a quem quisesse e tivesse objetos que não utilizam mais, que trouxessem para vender e comprar com dinheiro fictício e doações entre si. Também foram disponibilizados para a feira objetos doados por terceiros, como roupas, calçados, livros, brinquedos, etc. Essa atividade objetiva, além da reutilização, o não descarte desnecessário, contribuindo com a preservação do meio ambiente, educação financeira (o poder de compra) e também proporciona a prática da coletividade, da divisão, com diversão entre os participantes.
Considera-se que foram dias muito contributivos para com o público atendido, onde muitos, nesse período do ano, não possuem opções de lazer e descontração no ambiente em que vivem.
Camila Gumier – Coordenadora de Projeto Social