“O nome ‘Sagrado Coração de Maria’ quer dizer Maria na sua totalidade. Irmãs do Sagrado Coração de Maria, se querem, pois, ser dignas deste nome, devem habitar neste Coração sagrado e ser o reflexo deste Coração cuja perfeição arrebatou o próprio Deus.” (GS/9/IX/82/A. Vol. II, p. 366.)
Belo Horizonte, 24 de fevereiro de 2022.
Hoje, com muita alegria e gratidão no coração, celebramos, com as Religiosas do Sagrado Coração de Maria, o aniversário do Instituto, que há 173 anos foi fundado por Pe Gailhac e Irmã Sain´t Jean. Ao iniciarem sua Missão, como Instituto, voltaram seus olhares para mulheres prostituídas e crianças em Béziers, no sul da França.
O carisma do fundador, Pe Gailhac, que teve a figura do Bom Pastor como um iluminador da suas ações e crenças, marcou profundamente o Instituto e ecoa de forma bastante evidente até os dias de hoje, sendo difundido e vivenciado na comunidade local e internacional, já que as premissas de Pe Gailhac se expandiram para outros países com a criação de outras obras.
Celebrar essa data hoje é muito significativo, já que rogamos por mudanças sociais, econômicas e políticas e a igreja conclama a comunidade a ser, de forma evidente, sinodal, não apenas de forma conceitual, propriamente dita, mas uma maneira de ser e pensar a vida em comum unidade (comunidade).
Neste momento nos unimos a Deus e a Pe Gailhac para agradecer os frutos que foram e estão sendo deixados pelas Religiosas do Sagrado Coração de Maria. E nós, colaboradores, somos também convocados a vivermos as premissas do Instituto, a sermos pontes de justiça, paz e integridade da criação. Demos Graças a Deus pelo dom da vida de cada uma das Religiosas e também por cada um de nós, que fazemos também parte dessa grande Missão!
“ Não deixe a lamparina apagar… Não deixe a lamparina apagar… Pois a Missão de Gailhac deve continuar…Pois a missão de Gailhac deve continuar!!!”
Daniela Afonso Chaves – membro do CAEP