O dia 18 de maio é instituído como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. Nesta data, a sociedade se mobiliza para conscientizar e informar sobre este tipo de violência.
Durante o desenvolvimento dos Grupos de Convivência, as educadoras abordaram a temática, através de obras literárias e matérias jornalísticas. As crianças puderam discutir questões relacionadas à autoproteção, ao corpo, à rede de apoio, e canais de denúncia. Os adolescentes, além destes temas, também dialogaram sobre consentimento e riscos envolvidos na venda de “packs”, um movimento que envolve a comercialização de fotos íntimas na internet, que cresceu e popularizou durante a pandemia, se tornando uma prática corrente entre adolescentes.
Além do trabalho realizado nos grupos, os adolescentes e a Equipe também se envolveram em ações no território: realizaram a entrega de materiais informativos sobre a campanha, na porta das escolas do bairro, direcionados aos alunos e aos responsáveis que ali se encontravam, e também no transporte público intermunicipal. Nestas ações foram entregues mais de 600 panfletos informativos e adesivos de apoio à campanha.
A equipe da Unidade também se articulou com a rede socioassistencial do território e do município para o fortalecimento desta campanha: com o CRAS e com a Unidade de Saúde do bairro, com a exposição de um material sobre a campanha, além da participação de Ato Público, mobilizado pelo Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes, realizado em dois pontos de bastante movimento do município.
A Campanha Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes é uma importante ferramenta para a desconstrução de um tabu relacionado ao tema. Conscientizar famílias, comunidade e sociedade sobre esta violação de direitos possibilita a proteção das crianças e adolescentes.
Wellington Fernandes – Orientador de Atividades Socioassistenciais