Pular para o conteúdo

Encontro das Irmãs de um a doze anos de Votos Perpétuos

“No caminho de Deus não há descanso, parar seria perder tudo”. (Pe. Gailhac)

Toda boa notícia nasce de uma experiência profunda vivida intensamente. Nos dias 15 a 30 de junho, na Casa Generalícia em Roma, tivemos o encontro das irmãs de um a doze anos de Votos Perpétuos. Teve como tema: “Renovação da Vida e Missão, ao olharmos o Futuro com Esperança”. Primeiramente quero agradecer ao Conselho Geral e à Área Brasil por essa oportunidade tão enriquecedora. De fato, foi para mim, uma experiência que me levou a olhar o futuro com esperança e alegria, independente do que encontramos na caminhada, na certeza de deixar ser capacitada pelo Espirito Santo para Dizer Sim a Deus e às necessidades do momento atual, que exige de mim abertura e acolhimento ao novo.

Esse tempo me fez mergulhar nas Fontes da nossa história. Cada dia eram propostos temas diversos, que me levavam a uma reflexão ampla do nosso Instituto, trazendo a coragem e ousadia do Pe. Gailhac e das nossas primeiras irmãs. Todos os temas foram significativos e relevantes. Mas, ressalto o tema da Liderança e Colaboração, que me provocou e, ao mesmo tempo, me levou a refletir profundamente, numa visão mais alargada. Quem trabalhou conosco foi irmã Pat Connor, que disse que seria bom se todas nos ajudássemos umas às outras a crescer, nos encorajássemos mutuamente, nos apoiássemos no desenvolvimento de dom, de um talento, de uma capacidade. A liderança RSCM, a todos os níveis e em todas as áreas, toca o coração da nossa capacidade de levar a cabo, de realizar a missão. Somos capazes de viver e realizar a nossa missão de conhecer e amar a Deus, de tornar Deus conhecido e amado, e proclamar que Jesus Cristo veio para que todos tenham vida. (Constituições, parágrafo 7)

Toda essa motivação alegrou meu coração, dia após dia. Com tudo isso, tivemos também a oportunidade de fazer uma caminhada nos passos de Jean Gailhac; e também ir a Assis, que foi um momento forte de conhecer um pouco a história de São Francisco.

A vida nos propõe que o Espírito é que nos conduz. O encontro não chegou ao fim, ele dará continuidade, daqui em diante. É sempre motivo de alegria poder partilhar com vocês um pouco dessa experiência; e acredito que, aos poucos e dentro das possibilidades, vou partilhando pessoalmente. Termino com essa frase do Padre Gailhac. “Deus não pede nada de nós sem nos dar os meios de alcançá-lo”.

Rosinéia Aparecida dos Reis, rscm