Negritude e Resistência é um projeto idealizado em parceria com algumas Instituições do território, CRAS-Lagoa (PAIF, GEDCOM, a ADRA/SCFV para crianças e adolescentes e o Serviço de Convivência da 3º idade), Projeto Vida e Escola Municipal Moacyr de Andrade.
Esta temática foi escolhida para iniciar a programação do dia 18 de novembro na Unidade, um momento para refletir sobre o dia da Nacional da Consciência Negra e o dia de Ação de Graças.
As crianças e os adolescentes foram recebidos com uma linda contação de história, do livro “Flávia e o Bolo de Chocolate”, de Míriam Leitão. Em seguida foram realizadas algumas ações: exibição do Filme Kiriku e a feiticeira; oficina de desenho livre, com objetivo de desenvolver uma ideia para o grafite do Projeto Negritude e Resistência, a ser realizado no território. E para abrilhantar ainda mais o dia, foi realizada a culminância do Projeto Brincar na Diversidade com exposição e oportunidade para brincar com jogos de outros países do continente Africano e Asiático, todos os exemplares confeccionados na Unidade. O café da manhã e o lanche da tarde “… hummm que delícia!” fazendo alusão ao livro, foi servido um delicioso cupcake de chocolate.
Dando continuidade ao Projeto Negritude e Resistência foram realizados nos dias 22 e 23 de novembro na escola Municipal Moacyr de Andrade momentos para discutir sobre o respeito à cultura negra e as formas de resistir às opressões. Além das reflexões, foram realizadas apresentações culturais, Batalha da Fex e oficina de têrere.
Todo este movimento visa dar visibilidade a ação e fortalecer o movimento negro no território!
Aparecida Chácara Assistente Social
Nilmara Santos – Pedagoga Social
Simone Afonso – Coordenadora de Projeto Social