A atividade teve por objetivo despertar e exercitar o autoconhecimento entre as crianças e adolescentes. O momento aconteceu com cada um se olhando no espelho, suas características, seu olhar, seu sorriso, e ficaram livres para fazer todas as expressões diante do espelho. Em seguida, cada um recebeu uma folha com perguntas sobre si. O tema foi abordado de acordo com a idade e a necessidade que cada um tinha para respondê-las.
A atividade funcionou como um diálogo interno. Ao término, cada um fez a pergunta para si e leu suas respostas mentalmente. Alguns comentaram durante o processo o quanto é difícil parar e falar de si, até mesmo quando é pra falar sobre qualidades, ou fazer elogios a si mesmo.
A experiência trouxe para cada um uma forma diferente de se conhecerem; nada melhor que ter essa conversa com você mesmo. A atividade foi positiva, pois foi possível perceber que muitos buscam conquistas e melhorias em todos os momentos de suas vidas; e que outros nem tanto. Mas todos podem ser capazes de transformar sua realidade, basta acreditar em si mesmo, sendo sujeitos com direito a conquistas.
Sheila Duriguetto – Educadora Social