O Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência é uma importante data para reiterar o respeito e incentivo à igualdade de gênero, a motivação e a participação feminina nas pesquisas de todas as áreas e que colabora para o desenvolvimento da sociedade. A temática instituída em 2015, pela Assembleia das Nações Unidas e celebrada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), oportunizou a todos os atendidos um melhor entendimento do desenvolvimento das mulheres no campo do descobrir e do construir cientificamente.
O tema foi trabalhado, mostrando às crianças e aos adolescentes que a participação das mulheres na ciência ainda apresenta indicadores baixos, devido a diversos fatores que dificultam seu acesso, criando barreiras ou induzindo à crença de que este seria um campo mais afeito aos homens. Assim, o objetivo da atividade foi ressaltar a importância de valorizar as mulheres e as meninas na ciência e reforçar a importância da participação de muitas outras que queiram se integrar às atividades científicas, fortalecendo o compromisso global com a igualdade de direitos entre homens e mulheres, principalmente do ponto de vista social, econômico e igualitário.
Foi mostrado ainda que as mulheres cientistas sempre foram fortes e que, além de estudarem e criarem invenções impressionantes, ainda é preciso lutar diariamente contra o machismo e misoginia.
Sendo assim, é dever de todos incentivar as mulheres e as meninas a promover a igualdade e favorecer a diversidade, por meio da ciência e o desenvolvimento do nosso país, da nossa realidade. A ciência é capaz de transformar uma sociedade e apontar soluções, e é por meio da diversidade que ela se fortalece.
Gláucia Vaz – educadora social