Pular para o conteúdo

16 de março – Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas torna-se tema de reflexão dos grupos – UBÁ/MG –

A celebração do dia 16 de março tem por objetivo levar crianças e adolescentes a refletirem sobre a atual situação da nossa “Casa Comum”. 

A partir das leituras e os comentários das crianças e dos adolescentes, foi possível explicar a todos as causas e as consequências da crise climática, e a pergunta veio a seguir: “será que somos responsáveis por estes efeitos?” A resposta foi “sim”, pois uma boa parte desse descontrole é resultado de atividades humanas.

A educadora trouxe para a roda de conversa uma forma lúdica de falar sobre o tema, a partir das histórias em quadrinhos “Educação Climática em Quadrinhos”; a história escolhida foi: ÁRVORES FAZEM DA TERRA UM LAR.

A obra literária selecionada traz as inquietações sobre os efeitos diretos e a emergência climática nas nossas vidas. A partir da história, foram surgindo dúvidas, perguntas e, claro, conseguiram identificar as diferenças nos fenômenos climáticos atuais como: elevação do nível do mar, derretimento das geleiras, secas e, o mais reconhecido por eles, a intensificação das tempestades, e lembrando que, tudo isso afeta diretamente a todos nós, seres vivos, prejudicando a saúde, moradia, cultivo de alimento, dentre outros.

Em seguida, crianças e adolescentes fizeram uma visita à horta do Projeto Vida para sentirem o clima arborizado. Como sempre, todos ficaram encantados com o espaço. Durante a visita, a educadora ainda ressaltou que, no Brasil, a maior parte das emissões de gases de efeito estufa na atmosfera é causada pelo desmatamento e a perda de vegetação faz com que se percam também os chamados “serviços ecossistêmicos” prestados pela natureza, como regulação das chuvas, manutenção da boa qualidade do ar e produção de água em quantidade e qualidade.

Conclui-se a atividade com a indagação da educadora: “o que eu posso fazer para colaborar com o futuro do nosso planeta?” As respostas vieram, como: “reduzir o consumo de água, separar o lixo, reciclar, deixar o carro em casa sempre que possível, comprar coisas com poucas embalagens, não poluir os rios, não jogar lixo nas ruas, não cortar as árvores etc”.

Afinal, preservar o planeta é compromisso com a Casa Comum.

Sheila Duriguetto – Educadora Social