Dia 12 de Abril é o Dia Internacional das Crianças de Rua. O problema social das crianças em situação de rua está presente na maioria das cidades do mundo e a data é uma oportunidade para sensibilizar, informar, debater e dar destaque a essa lamentável realidade desencontrada dos direitos das crianças e adolescentes.
Após as leituras da história de vida de Pe. Gailhac que, quando criança, já iniciava seu dom de perceber os menos favorecidos, fazendo doações de seus pertences, houve com as crianças e adolescentes um momento de reflexão, sobre os riscos e perigos enfrentados por essas crianças e quais os motivos que as levaram a estar nessa situação.
As respostas de todos ajudaram a conduzir o momento: disseram o porque estas crianças estão nas ruas em situações de risco e violação de seus direitos, por exemplo: responsáveis negligentes, moradia inadequada, violência doméstica, conflitos, guerras, violência sexual, extrema pobreza, dentre outros. E, uma vez nas ruas, correm vários outros riscos: exploração sexual, violência, drogas e até mesmo a morte, devido a falta de proteção adequada.
Por estes motivos, a atividade evidenciou os direitos das crianças e dos adolescentes garantidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente-ECA, para que saibam que são sujeitos de direito, em condição de desenvolvimento e, portanto, devem ser prioridade na sociedade.
Sheila Duriguetto – Educadora Social