O Dia dos Povos Indígenas é celebrado anualmente em 19 de abril. Na Unidade, as atividades com a temática tiveram como objetivo levar crianças e adolescentes a conhecerem a diversidade cultural dos povos indígenas e entenderem a mudança da nomenclatura Dia do Índio para Dia dos Povos Indígenas, como também algumas expressões relacionadas ao indígena, que estão em desuso, para o combate ao preconceito com a cultura dos povos originários.
A atividade foi dividida em duas etapas: primeira, uma roda de conversa; e, na sequência, uma visita ao Museu Virtual Indígena, uma forma de enriquecer o que foi refletido, momento de muita interação entre todos os grupos.
Essa atividade evidenciou, para crianças e adolescentes, que os povos indígenas vivem em luta permanente, para garantir seus direitos em demarcar suas terras e difundir sua cultura, sendo alvo de constante violência em todo o país.
Conhecimento é importante para reparações históricas; combater preconceitos e entender que os direitos desses povos precisam ser mais que respeitados, necessitam de valorização, pois trata-se de uma cultura indispensável para se aprender sobre a vida sustentável e o cuidado e respeito para com a Casa Comum.
Camila Gumier – Coordenadora de Projeto Social
Sheila Duriguetto – Educadora Social