No dia 05 de maio, foi realizado o bate papo ação, abordando os temas Negritude, Resistência e Existência. O momento proporcionou uma analogia entre o período da escravização no Brasil e a atual situação vivenciada pela população negra. Conversamos também sobre a constituição do povo brasileiro, a influência e importância da cultura negra, as danças, costumes, vestimentas … e a capoeira, reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
“A Roda de Capoeira e o Ofício dos Mestres de Capoeira foram reconhecidos como patrimônio cultural brasileiro pelo Iphan em 2008, e estão inscritos no Livro de Registro das Formas de Expressão e no Livro de Registro dos Saberes, respectivamente”. (http://portal.iphan.gov.br )
Neste dia, foi realizada uma roda de capoeira na praça, atividade que atraiu olhares e a presença de pessoas da comunidade. A atividade deu visibilidade para a capoeira e favoreceu a apropriação dos espaços do território.
Nilmara Santos – Pedagoga Social
Simone Afonso- Coordenadora de Projeto Social