Com o objetivo de conscientizar e promover educação sobre gênero, na perspectiva de mudar o atual quadro de violência contra a mulher, a temática “Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres” foi trabalhada enfatizando com os meninos quanto a necessidade de refletirem e serem empáticos, mediante a injustiça e desigualdade de gênero sofrida pelas mulheres. Acreditamos que, quanto mais cedo as crianças e adolescentes tiverem essa consciência, mais rápido alcançaremos uma cultura solidária, de paz e sem violência de qualquer natureza.
A data é uma referência ao massacre na Escola Politécnica de Montreal, no Canadá, em 1989, quando um homem de 25 anos invadiu uma sala de aula, mandou que os homens saíssem e matou 14 mulheres. Foi exposto ainda que a tragédia gerou revolta e uma onda de manifestações, em que grupos masculinos saíram às ruas usando laços brancos como símbolo de paz e do compromisso de não cometer e nem fechar os olhos à violência contra as mulheres. Por isso, instigamos em nossos atendidos o apoio às mudanças sociais, para que, no futuro, assumam uma posição ativa e participativa nas ações de defesa da vida. Pensando que, infelizmente, os quadros de violência contra mulher surgem de homens com cultura misógina, vem daí a importância de tentar mudar essa relação, conscientizando e educando os meninos em prol do rompimento desse perfil masculino violento.
“A Campanha do Laço Branco está presente em todos os continentes e em mais de 55 países, sendo apontada, pela ONU, como a maior iniciativa mundial voltada para o envolvimento dos homens com a temática da violência contra a mulher” – Margareth Buzetti.
Gláucia Vaz- Educadora Social