O que é animação vocacional
Animação vocacional é aquele momento em que provocamos na jovem o despertar para o seu projeto de vida pessoal. É buscando dar um sentido à sua vida que ela opta pelo seguimento da Pessoa de Jesus Cristo. Toda a juventude deve ser despertada para isso. Nós, de maneira particular, desejamos ajudar as jovens a considerar a possibilidade de serem chamadas a seguir a Vida Religiosa Consagrada no Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria. Uma das facetas de nossa Missão é a Defesa da Vida, uma maneira especial de trabalhar e contribuir para levá-las a serem Jovens Construtoras da Vida, seguindo o nosso lema: “eu vim para que todos tenham vida e vida em plenitude”(Jo 10.10)
Sopro
Sinto
mas nem sei bem o que é...
Ouço
a voz de Deus em mim...
Pondero
será que ouço o que penso ouvir?
Respondo
não fico só ouvindo, busco interlocutor e respondo...
Opto
não fico só na idealização... tenho que agir...
Primeiros Passos
O passo mais importante é responder ao chamado de Deus. Esteja atenta ao SOPRO de Deus, ou seja, sentir, ouvir, ponderar, responder e optar.
A pessoa interessada em conhecer nossa congregação inicia uma caminhada de discernimento vocacional, rezando e refletindo sobre conteúdos que ajudam no seu autoconhecimento, na espiritualidade e na descoberta da sua missão no mundo.
Nessa primeira caminhada pode-se conhecer mais sobre a Congregação e, ao mesmo tempo, partilhar, com o acompanhamento de uma Irmã, sua história, seus sonhos, suas expectativas.
Etapas para se tornar Religiosa do Sagrado Coração de Maria
Aspirantado
Nessa etapa, a jovem continua o acompanhamento que já iniciou, começa a conhecer mais sobre a congregação e pode desejar passar um tempo de experiência em alguma comunidade onde as irmãs residem, além de atuar em alguma pastoral da igreja local.
“O desenrolar progressivo no tempo do chamamento de Deus e a nossa resposta, é a essência da nossa formação como Religiosa do Sagrado Coração de Maria"..
Const. § 56Postulantado
Esse é o tempo de se aproximar e conhecer ainda mais o carisma, a espiritualidade e a missão das Religiosas do Sagrado Coração de Maria.
“O pré-noviciado tem por objetivo o discernimento de um verdadeiro apelo e a inserção progressiva na vida da congregação é tempo para aprofundar mais a história da congregação, dos fundadores e das primeiras irmãs”.
Const. § 61Noviciado
O tempo de noviciado tem por objetivo: aprofundar o conhecimento e amor e da pessoa de Jesus Cristo; iniciar à vida religiosa no instituto, conforme o seu carisma, espírito e missão; verificar, aprofundar e confirmar o apelo à vida Religiosa.
“Tempo de reflexão e oração pessoal, possibilitando o encontro com Deus, vivência comunitária. Aprofundamento bíblico, teológico e eclesial, e o estudo do Instituto, sua história, fontes e caráter internacional”.
Const. § 64-65Juniorato
Finalizado o noviciado, a jovem professa os seus primeiros votos de pobreza, castidade e obediência. É o tempo do Juniorato.
“A formação durante o período dos primeiros compromissos tem como objetivo permitir à irmã: identificar-se mais estreitamente com Jesus Cristo e a sua missão; aprofundar a sua compreensão da vida consagrada em comunidade e o compromisso na vida e missão do Instituto”.
Const. § 67-70
Quais são os votos?
Pobreza
Fazer um voto de pobreza não significa despir-se dos bens materiais. Os bens são para ajudar a pessoa a se colocar a serviço da missão. Carros, computadores, aparelhos de celular… Todos os bens são para uso da missão. Essa dimensão da pobreza solidária e voluntária amplia ainda mais a nossa compreensão e aproximação com os mais necessitados. Quanto à saúde, as jovens devem se alimentar bem e cuidar de si, pois toda transformação começa internamente. Para ajudar o próximo, é preciso que saibamos, antes de tudo, ajudar a nós mesmas.
Castidade
É voto que consideramos da liberdade. Deixar de viver o matrimônio e outras relações amorosas para que estejamos livres para seguir Jesus. Uma renúncia que nos dá a possibilidade de realizar a missão em qualquer lugar do mundo. E a que nos dá a tônica da felicidade e alegria de viver. Assim, nossa família e nossas relações de afeto estão presentes nos relacionamentos que vamos desenvolvendo junto às pessoas que conhecemos ao longo de nossa vida religiosa. Temos a capacidade de criar laços com pessoas que não são de nossa exclusiva escolha.
Obediência
É fundamental que estejamos conectadas com Deus. É o voto do envio. Deus é quem me chama e envia, por intermédio da Superiora Provincial ou Geral. Vamos para onde são mais fortes os clamores do mundo. Por isso, a castidade e a pobreza são tão importantes. A primeira porque me liberta de qualquer relação possessiva, a segunda porque me liberta do apego de tudo o que é material. Assim, estamos livres para que possamos estar em missão.
Você já sentiu esse SOPRO?
Já deu sua resposta?
Atente-se ao SOPRO de Deus na sua vida, na sua caminhada vocacional.
Se desejar… conversar mais sobre esse SOPRO, entre em contato conosco