Pular para o conteúdo

SIMPLES PARTILHA

Mais uma vez venho partilhar um pouco da minha experiência, como Jovem Professa, aqui em Nova York.

No inicio, literalmente, tudo era novo, diferente, difícil de acompanhar, compreender o sotaque americano, de me fazer entender, enfim, nada melhor do que dar tempo ao tempo e ser paciente neste processo de transição e adaptação ao novo, ao diferente.
Para mim está sendo muito importante e de grande valor o apoio que cada uma das nossas Irmãs tem me oferecido e, melhor ainda, é que, neste processo de adaptação e aprendizado, nós temos caminhado juntas.

No primeiro mês foi um tempo de ter uma visão mais ampla das coisas, lugares, encontrar com algumas pessoas, fazer amizades, me dar a conhecer, familiarizar com meu local de trabalho, com a enorme Comunidade das Irmãs idosas.
Os meses de julho e agosto são a estação do verão e tempo de férias escolares. Mas aqui em nosso Projeto RSHM Life Center, para todo o mês de julho, as crianças se inscrevem e há uma seleção para participarem do -“Summer Camp” – Acampamento de Verão – com atividades, jogos, passeios, 2 dias de piscina durante a semana e muito mais. Eu chegava na Comunidade no final do dia desejando somente banho e cama. Foi uma experiência boa!

O mês de agosto foi um tempo de encontro, oração e descanso.
Passei duas semanas indo para a Comunidade das Irmãs idosas, colaborando um pouco com duas das funcionárias na interação, atividade fisica e artes que elas são encarregadas e praticam com as Irmãs que estão mais fragilizadas, mas que não estão totalmente paralisadas. Simplesmente o fato de poderem sair do quarto e respirarem o ar de fora, das árvores, já é algo muito bom para elas.

Com isso pude conhecer mais as Irmãs e vice-versa, me dar a conhecer. Não digo que foi um tempo fácil, pois tive muita, muita dificuldade em compreender o de que precisavam e de me comunicar de forma clara e correta, pois pensavam que sou de língua inglesa. De tudo também não foi só mal. Mais uma vez aprendi que preciso ser paciente comigo. Tive bons momentos de alegria, de agradecimento a Deus pela vida de cada uma que, enquanto pôde, foi uma vida de doação e serviço, assim como é em nossa história de RSCM. Deus seja louvado!!!

Também fiz meu Retiro de 8 dias, onde pude juntar todas as experiências, a saudade de tudo e tod@s com que eu estava acostumada, as dificuldades, meus sentimentos, as novidades, minhas esperanças e colocar no coração de Deus. E, assim, poder deixar que Seu Espírito de amor aja em mim, dando-me forças neste novo caminhar.

Algo que para mim também foi bem prazeroso deste retiro é que aconteceu em Sag Harbor, o lugar onde as primeiras Irmãs chegaram aqui nos Estados Unidos. Conhecer e relembrar o que estudei com a Ir. Kathllen Konnell foi muito bom.

Agora, início do ano escolar. De fato, agora que começo meu trabalho, que começo a me engajar no que fui destinada a fazer.
Já são três meses aqui. O tempo aumenta e as responsabilidades também!
Assim vou caminhando, tentando sempre dar o melhor de mim naquilo que sou capaz.

Continuo contando com a oração e carinho de todas e cada uma.
Com muita saudade e um abraço brasileiro,

Fernanda, RSCM.