Pular para o conteúdo

Participação em Reunião visando o Monitoramento da Política da Assistência Social – Projeto Vida Padre Gailhac – São Sebastião/DF –

No dia 15 de agosto, a pedagoga social, Vânia Rodrigues, participou de Reunião Ampliada do Fórum Permanente de Discussão do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, para a construção da pauta da Audiência Pública, que irá discutir os principais desafios enfrentados pelos profissionais que executam a política de Assistência Social, além de outras questões da área, que demandam respostas do Estado, como a necessidade de ampliação de recursos para o financiamento dessa política, a recomposição da força de trabalho nos equipamentos socioassistenciais e construção de novas Unidades. O encontro foi realizado na sala de reuniões da Câmara Legislativa.

Participaram dessa rodada preparatória representantes de Unidades Socioassistenciais do Distrito Federal, da Comunidade LGBTQIAP+, da população em situação de rua, de servidores dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e Centros de Referências Especializados da Assistência Social (CREAS). Estiveram presentes, ainda, assessores distritais e federais.

Na oportunidade, Vânia, sugeriu a importância de haver uma articulação entre as políticas da assistência social e da educação, para que os participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos tenham direito à gratuidade no transporte para acesso aos serviços, uma vez que a falta de transporte para esse público dificulta a participação e contribui para a evasão. A pedagoga ressaltou, ainda, a relevância de haver incentivo financeiro para os adolescentes, pois a grande maioria abandona as Unidades Socioassistenciais para trabalhar e ajudar suas famílias. Por fim, enfatizou a necessidade de construção de mais equipamentos públicos da Assistência Social na comunidade, destacando a urgência de mais Unidades de CRAS e CREAS.

O próximo passo será a apresentação das demandas em audiência pública, já com data marcada. Acreditamos que a cidadania se materializa no exercício do controle social, no sentido de monitorar e cobrar, para que as políticas públicas possam, de fato, ser instrumentos de garantia de direitos para todos, sem distinção.

Vânia Rodrigues – Pedagoga Social