Preparando para o Setembro Amarelo, as educadoras sociais – Amanda Sherida e Paula Rhis, propuseram um “bate-papo”, ação acolhida, com fins práticos. Para a parte prática, as colaboradoras, juntamente com as crianças e adolescentes, plantaram sementes de girassol.
Fizeram pequenas estufas, utilizando material reciclado; e, através desta técnica, as sementes germinaram mais rápido, tornando-se lindas mudinhas. Realizou-se o transplantio para vasos reciclados e decorados lindamente.
Durante o momento de bate-papo (acolhida diária), foi ressaltada a importância de valorizar a vida e de se ter atitudes de empatia para com as pessoas.
Após a reflexão, e com as mudinhas saudáveis e vistosas, um pequeno grupo foi ao território para presentear os moradores, que transitavam pela praça e demais espaços do território.
Todos demonstraram receptividade ao gesto dos nossos pequenos. Ao longo do mês, todas as crianças e adolescentes levaram para casa um pequeno girassol, reforçando o quanto são importantes. Esta ação reforça em nós o compromisso com a criação: é tempo de cuidar!
Nilmara Santos – Pedagoga Social
Simone Afonso – coordenadora de Projeto Social