Seminário Periferias em Rede
Nilmara, pedagoga social do Projeto Vida Padre Gailhac de Belo Horizonte, participou do seminário com o tema: “Periferias em Rede – re-existências, Culturas e potências”. O evento foi realizado pela associação Favela É Isso Aí, em parceria com a Casa do Beco, no dia 25 de agosto.
O encontro uniu representantes de inúmeras instâncias ligadas ao público da periferia incluindo moradores/as da mesma. Foi um dia inteiro de reflexões e fomento de ideias com intuito de dar visibilidade aos trabalhos já realizados nas periferias de Belo Horizonte e da região metropolitana. Foram formados, neste encontro, redes de contato entre os/as participantes. Ficou definida a elaboração de um GUIA das periferias (documento que ajude as ações culturais a terem maior visibilidade no espaço da cidade) e a construção de uma carta/documento tendo o exemplo a carta da Maré – Manifesto das Periferias: as periferias e seu lugar na cidade – Rio de Janeiro.
Nilmara Santos – Pedagoga Social
Presenças das noviças na Instituição.
Em 23 de agosto de 2018 o Projeto Vida Pe. Gailhac de Belo Horizonte, recebeu as ilustres noviças do Sagrado Coração de Maria.
As noviças Rhânella Altina, Previladge Rutendo, Cecilia Matridah, Aida Ganizane, Rudo Chisvo, e Daniela Santos chegaram pela manhã, participaram do momento de café e das oficinas de forró, do artesão mirim, de música, de brinquedoteca e de capoeira. O dia foi bem produtivo, as crianças e os adolescentes gostaram de tê-las por perto, brincando, socializando e fazendo junto. As noviças também gostaram muito e solicitaram serem convidadas para mais atividades. Ficou acordado que quando tiver algum evento que envolva mais o território elas serão convidadas.
Presenças dos alunos do CSCM
Em 14 de agosto de 2018, o Projeto Vida Pe. Gailhac – BH recebeu a visita de quatro adolescentes que estudam no Colégio Sagrado Coração de Maria (CSCM). Esta visita, que já acontece há alguns meses, tem o objetivo de estreitar os laços entre os alunos e professores do CSCM com a equipe e educandos do Projeto Vida. Ao chegarem, os adolescentes foram orientados quanto as regras do espaço e em seguida foram visitar/participar das oficinas. Os adolescentes relataram ter gostado muito da vivência e disseram que voltarão à instituição logo que possível.
Nilmara Santos – Pedagoga Social