Nós, Instituto das religiosas do Sagrado Coração de Maria, manifestamos profundo pesar e solidariedade com todos os que estão debaixo da cruz da VALE, mais uma tragédia, agora em Brumadinho, MG.
Manifestamos nossa indignação com esta tragédia que abalou, não apenas Brumadinho, mas o mundo inteiro. Tragédia que trouxe dor, sofrimento e perdas irreparáveis, de vidas humanas e de recursos ambientais.
Brumadinho “Não foi um acidente, foi um crime ambiental e um homicídio coletivo, ” segundo Dom Joaquim Mol, bispo auxiliar da arquidiocese de BH.
Vivemos numa sociedade, altamente capitalista que visa o lucro acima de qualquer outro valor. Vivemos numa sociedade em que os Diretos Humanos são negados por aqueles que deveriam zelar pelo Bem Comum dos seus cidadãos.
Depois de Mariana, o que mudou? Depois de Brumadinho, nada mudará? Até quando continuaremos sendo atingidos por cenas tão dolorosas como estas?
Juntamos nossa voz a tantas outras vozes de entidades e movimentos que estão sensibilizados e agindo contra esse sistema desumano que não garante a segurança e a vida das pessoas.
Irmã Terezinha Cecchin
Religiosa do Sagrado Coração de Maria
Belo Horizonte, janeiro de 2019