O cenário global, trazido pela pandemia da COVID-19, tem desafiado diversas áreas de atuação a renovarem seus trabalhos e proporem novos formatos que, neste momento, substituirão o contato presencial. O Projeto Vida, como serviço da Assistência Social, que preconiza a convivência e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, tem buscado dar respostas às fragilidades que emergem da comunidade de Jardim Carapina, decorrentes ou não e/ou agravadas pela pandemia.
A equipe técnica da unidade estruturou um plano de ação – COVID-19, que tem direcionado as intervenções junto às crianças, aos adolescentes, às famílias e à comunidade. Desde o início da pandemia já foram entregues às famílias atendidas pela instituição mais de seiscentos kits, contendo itens de alimento, limpeza e higiene pessoal, além de máscaras de tecido produzidas na unidade e outros produtos como chocolates, sorvete, frutas, legumes, recebidos por meio da parceria como o SESC-Mesa Brasil.
A equipe de educadores, que se mantém ativa na unidade, tem disponibilizado ao público atendido, por meio das redes sociais, de aplicativo de mensagem e de kits entregues às famílias, sugestões de atividades que podem auxiliá-los na travessia deste período, em que o isolamento social é tão importante, buscando garantir, assim, que se mantenham, mesmo que de forma digital, conectados com os amigos e promovendo momentos de convivência em família. As atividades, possuem caráter INFORMATIVO, sobre acesso a direitos, benefícios emergenciais e sobre temas que implicam na proteção da criança e do adolescente; PREVENTIVO, disseminando informações sobre a pandemia e sobre a importância da adoção de medidas que reduzam o contágio do vírus; e RECREATIVO, que busca incentivar, por meio de jogos, brincadeiras, leituras, e diversas outras linguagens, a promoção de momentos de diversão, considerando sempre a necessidade do isolamento social.
Há de se considerar que, neste período de pandemia, a comunidade de Jardim Carapina, que já convivia com uma realidade social complexa com riscos e vulnerabilidades, sofre mudanças mais profundas que impactam diretamente o público atendido. Frente a isso, o serviço psicossocial da unidade, tem se debruçado na realização de uma pesquisa que visa obter dados mais precisos sobre estas mudanças e, assim, fundamentar e direcionar com bases técnicas as estratégias de atuação da unidade.
Este desafio, abraçado com coragem pela equipe, tem se imposto dia-a-dia, e cobrado de nós sabedoria, criatividade, prudência e dedicação, mas carregamos conosco o desejo e a missão de padre Gailhac e das Religiosas do Sagrado Coração de Maria, de defender a vida plena; e, se foi aqui que fomos confiados há 24 anos, aqui atuaremos, mantendo esta chama sempre acesa!
Wellington Fernandes – Orientador de Atividades Socioassistenciais