Nós da REAJE (Rede Ação Junto aos Excluídos), participamos na semana passada do Seminário Tempo da Criação – Transição justa para a América Latina (continente da esperança).
Adoramos os/as palestrantes e as temáticas; o seminário aconteceu nos dias 17 e 18 de setembro e foram feitas reflexões a partir do contexto bíblico e experiências pessoais sobre o cuidado com a Casa Comum.
Algumas pontuações que mexeram conosco:
– O livro bíblico de Levi, capítulo 25 a partir do versículo 10 narra a respeito do ano sabático. Ano esse que Deus pediu ao povo que deixasse a Terra descansar. A proposta era um exercício de se permitir ser cuidado pela Terra. Deus estava ensinando que a Terra responde aos bons tratos, ela cuida de nós. Na vida da Terra está a nossa vida. Na morte da Terra está a nossa morte.
– Holocausto ecológico: negação da alteridade ecológica. Haverá salvação para a humanidade? Haverá humanidade sem o planeta Terra?
– Existe um desafio em habitar a Casa Comum, dentro de uma proposta voltada para o diálogo inter-religioso, pois existe uma negação da alteridade o tempo todo.
– Chamou a nossa atenção quanto ao uso dos combustíveis fósseis (petróleo, gás e carvão). Não existe/existirá cuidado com a Casa Comum enquanto houver uso dos combustíveis fósseis. É preciso haver a transição das energias fósseis para as energias renováveis. Os combustíveis fósseis são responsáveis por 70% das emissões de Carbono (CO2), principal responsável pelas mudanças climáticas.
– Algumas palavras/ideias nos tocaram durante o seminário e ainda reverberam em nós: desacelerar/ respeito / esperança / envolvimento na causa pelo cuidado da Casa Comum/ buscar informações sobre os efeitos dos combustíveis fósseis/ votar em pessoas atentas a essa questão do cuidado com a Casa Comum.
Sigamos engajadxs e com esperança.
Abraços! Equipe REAJE