Ação Social – Projeto “A Nossa Casa”, em tempos do Covid-19

O contexto trazido pelo novo coronavírus é de muita preocupação. Devido as orientações dos órgãos competentes, o atendimento às crianças e aos adolescentes no Projeto “A Nossa Casa” foi suspenso devido aos riscos de infecção pelo COVID 19 e em obediência ao decreto municipal nº 10.672 de 16/03/2020 e Estadual nº 19.529 de 16/03/2020.

Isso não impediu que o Projeto “A Nossa Casa”, unidade socioassistencial que recebe apoio do IRSCM, realizasse uma significativa ação social no dia 09/04, que envolveu toda sua equipe. Foi possível repassar para as 66 famílias atendidas os alimentos de doações do Programa Mesa Brasil, por meio do SESC e demais parceiros, como os Demolays, Hotel Brisa da Praia, Colégio Mundaí e Academia Olímpia. Nesta oportunidade recebemos também 382,4 kg de verduras, frutas e hortaliças do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) resultado da parceria com a Secretaria de Agricultura e Assistência Social da Prefeitura de Porto Seguro/BA, estes recebidos na presença de representantes do CONSEA (Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional) e da Superintendência de Controle Social.

Os cereais e alimentos não perecíveis seriam destinados à alimentação das crianças e dos adolescentes, no atendimento diário da unidade. Mas devido à nova realidade eles continuarão sendo consumidos pelas crianças, mas em suas residências.

Para a realização da ação, todos os cuidados com a equipe de colaboradores e com os alimentos foram tomados: utilização dos EPI´s (Equipamento de Proteção Individual) e higienização de sacos e alimentos, em respeito à equipe, às famílias e às medidas de segurança orientadas pela OMS (Organização Mundial de Saúde).

À medida que eram feitas as entregas dos alimentos, também eram feitas orientações quanto à importância dos cuidados com a higiene pessoal e o isolamento social, diante do perigo de contágio do COVID 19, bem como orientações sobre o auxílio emergencial do Governo Federal.

Rita de Cássia – Assistente Social

Alexsandra Sandes – Auxiliar Administrativo