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Ações sociopedagógicas para garantir mais a participação das crianças e adolescentes e suas famílias, no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos.

Projeto Vida Padre Gailhac, de São Sebastião, promove ações sociopedagógicas para garantir mais a participação das crianças e dos adolescentes e suas famílias, no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos.

A atual situação de pandemia, causada pelo novo coronavírus, impõe para o universo social e educacional novas formas de interagir, ensinar, aprender e trabalhar. Essas novas práticas acontecem, em grande parte, por meio do acesso e uso das ferramentas tecnológicas digitais. 

Dessa forma, grande parte das famílias, que já se encontravam em situação de risco social, tiveram suas situações ainda mais agravadas pela exclusão digital. Muitos (as) beneficiados (as) estão com acesso reduzido às atividades escolares, bem como às práticas de lazer e interação social.

Pesquisas realizadas pela unidade socioassistencial entre os meses de maio a agosto com o objetivo de acompanhar as famílias, revelaram as dificuldades de inclusão digital que muitas estão vivenciando neste momento. Diante dessa realidade e para possibilitar maior participação nas atividades sociopedagógicas do Projeto Vida Pe. Gailhac, a equipe ouviu os relatos dos pais, mães  e responsáveis e ampliou o acesso às informações por meio da entrega de atividades impressas, envio de mensagens de textos e envio de vídeos curtos. Foram incluídas mensagens de conteúdo motivacional preparadas pelo coordenador do Serviço de Orientação Religiosa (SOR), Hudson Rodrigues. Os vídeos visam trazer mensagens de esperança, fé, alegria, amor, carinho e cuidado.

Foram entregues duas atividades pedagógicas, compostas por jogos de tabuleiro. Um sobre a prevenção da Covid-19 e o outro com dicas para evitar a proliferação do mosquito da dengue. Foram ofertados também alimentos diversos da Unidade Socioassistencial.

Para a Sra. Brasiliana Araújo, mãe de uma adolescente beneficiada, o envio de atividades de forma impressa contribui para economizar o acesso ao pacote de dados de internet utilizado pela família, tendo em vista que são muitas pessoas na casa que dependem do recurso digital.

Para o Sr. Enivaldo Pereira, pai de duas crianças atendidas, as atividades impressas são importantes para que os filhos possam realizar as atividades no tempo deles, já que a família possui apenas um celular com poucos recursos digitais.

De acordo com a Sra. Valéria de Brito, mãe de uma criança atendida, a família também possui apenas um celular e o grupo familiar não possui acesso à internet.

Como diz Paulo Freire, “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda”. Com essa convicção, a Unidade Socioassistencial continuará realizando e cumprindo as suas responsabilidades  para contribuir para uma equidade de direitos para as famílias e beneficiados(as) da Unidade Socioassistencial.

Vânia Fonseca (Educadora Social), Lidiane Jácome (Coordenadora de Projeto Social) e Françoise Brito (Assistente Social).