Aconteceu no Projeto Vida Ir. Maria de Aquino

Encontro com as Mulheres – “Violência Doméstica”

Aconteceu mais um encontro das mulheres aqui, na Sede do Projeto Vida, e o assunto abordado foi Violência Doméstica. Para conduzir o momento, convidamos a Soldado Alessandra Pazzini Peron, pertencente à Assessoria de Comunicação Organizacional do 21º Batalhão da Polícia Militar de Ubá, que trouxe para as participantes informações acerca dos índices de violência contra a mulher em nossa região. A policial militar abordou em sua fala os vários aspectos que envolvem o tema em questão e, ao final, destacou que a prevenção é muitas vezes a melhor solução, pois, segundo vários especialistas, nos casos de violência doméstica, o acompanhamento dos casais antes que o problema aconteça é crucial.

Ressaltou que outro ponto importante é que aconteça uma atuação imediata por parte de várias entidades, agindo principalmente em rede, quando aparecem os primeiros sinais de violência doméstica. No final, a Soldado Alessandra passou dois vídeos, com depoimentos acerca do assunto para que as participantes pudessem refletir sobre as consequências desastrosas na vida das mulheres que são vítimas deste tipo de violência.

Contamos com a presença e participação de cerca de 20 mulheres, responsáveis pelas crianças e adolescentes que frequentam o Projeto Vida. Contamos também com a presença da Rita de Cássia Alves, Analista Pedagógica da REAJE (Rede de Ação Junto aos Excluídos), que estava acompanhando o trabalho desta unidade sócio assistencial.

Para finalizar, agradecemos a Soldado Alessandra pela parceria com o Projeto Vida, sendo este o segundo ano que tivemos a alegria de poder contar com sua presença para trazer informações e conhecimentos para as mulheres da comunidade em que o Projeto Vida está inserido.

Ozias Fonseca – Coordenadora

Fórum JPIC e Feira JPIC

Para o fórum JPIC as crianças e os adolescentes dos dois turnos realizaram uma apresentação sobre o Projeto Vida e Qualidade de Vida. Foi montado um centro com as atividades realizadas ao longo do semestre que no entendimento das crianças e dos adolescentes, contribuíram de maneira positiva com a qualidade de vida deles. Com todos em círculo eles foram apresentando para as Religiosas: Irmã Lucy, Irmã Conceição, Irmã Rosinha, Rhânela e a Jane, diretora do Colégio, as atividades realizadas e de que forma a mesma contribuiu com a qualidade de vida dos participantes. Dentre os assuntos que as crianças e os adolescentes trouxeram para este momento, citamos: a campanha de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes; a oficina de cidadania que abordou os direitos a saúde, direitos e deveres na escola e o combate ao trabalho infantil; a semana do meio ambiente e as diversas atividades de conscientização das crianças e dos adolescentes acerca dos cuidados que devemos ter com a nossa Casa Comum; a campanha de prevenção às drogas; o combate a violência contra a pessoa idosa “Sentindo na pele”; a oficina de espiritualidade, aproximando as crianças e os adolescentes da missão de Pe Gailhac, da história de vida e coragem da Irmã Maria de Aquino e a entender que a fé deve ser alimentada diariamente, pois é ela que mantem viva a esperança de um mundo melhor dentro de cada um de nós. Foi um momento rico em partilha e espiritualidade, em que podemos vivenciar a Justiça, Paz e Integridade da Criação.

No sábado, dia 17 de agosto, aconteceu a 3ª Feira JPIC, idealizada e organizada pelo coordenador do Serviço de Orientação Religiosa do Colégio Sagrado Coração de Maria e os participantes do grupo FORMIGA.

As crianças que frequentam o Projeto Vida e de outras instituições do município, que atendem crianças e adolescentes, foram o público alvo do evento.

Na chegada, as crianças e os adolescentes foram acolhidos e orientados pelos organizadores, receberam as JPITECAS (dinheiro fictício) e uma sacola para armazenarem suas compras. A seguir foram encaminhados para a quadra do Colégio Sagrado, local em que puderam se encantar e divertir nos diversos brinquedos e realizarem as compras de brinquedos, livros, roupas e calçados, conforme seus gostos e recursos financeiros (JPITECAS).

Devemos destacar que foi uma manhã de muita emoção e alegria para todos nós, tivemos a oportunidade de vivenciarmos a solidariedade e o cuidado com o outro acontecendo; as crianças e adolescentes tiveram a oportunidade de desenvolverem suas habilidades e processo de autonomia, diante do controle do recurso financeiro que dispunham, o que contribui de maneira positiva com o processo de aprendizado e cidadania dos participantes.

No final do evento, tiveram a oportunidade de saborearem um delicioso lanche que, com certeza, foi preparado com muito carinho pelos organizadores. A todos, o nosso agradecimento por oportunizarem momentos assim às crianças e aos adolescentes.

Ozias Fonseca – Coordenadora