Já se passaram oito meses desde que suspendemos o atendimento presencial no Projeto Vida. Mas continuamos firmes, construindo propostas que são cotidianamente encaminhadas às crianças e aos adolescentes.
Durante o mês de outubro, por meio de atividades, foram abordados os seguintes temas: COVID 19, Adolescência e a campanha do Outubro Rosa. Para trabalhar assuntos tão complexos, utilizamos do lúdico (jogos de tabuleiro e dominó) para sensibilizar as crianças, os adolescentes e as famílias sobre estes assuntos tão delicados.
Para celebrar a semana da criança, todas receberam de presente uma sacolinha recheada de guloseimas e uma poesia que trazia a singeleza e a pureza de ser criança.
Sugerimos o livrinho “receitinhas saudáveis” de fácil preparo para que as crianças e os adolescentes pudessem colaborar na preparação de um prato que, além de desenvolver habilidades como: lógico-matemática e coordenação motora, favorecesse o conhecimento de produtos mais saudáveis, agregando mais valor nutricional à alimentação.
Para cultivar relações familiares mais saudáveis, elaboramos uma atividade que incentivou a construção dos combinados familiares, junto com este, foram entregues algumas “vitaminas” (frases que incentivavam a troca de afeto entre os membros da família, partilha da unidade de Serra/ES), estimulando a boa convivência.
Na continuidade do Projeto Empoderamento Negro, em outubro a homenageada foi – Carolina Maria de Jesus, uma das primeiras escritoras negras brasileiras e considerada uma das mais relevantes para a literatura nacional. Cada criança e adolescente recebeu um marcador de página com a foto e uma síntese da história de Maria Carolina.
Nilmara Santos – Pedagoga Social
Simone Afonso – Coordenadora de Projeto Social