O Projeto Vida Padre Gailhac realizou atividades diferenciadas do mês de janeiro por meio de uma Gincana Virtual com a temática – “Construções em Família”. As atividades objetivaram proporcionar maior interação e melhor convivência no seio familiar de nossos(as) beneficiados/as.
Para tanto, as crianças e adolescentes foram divididos em quatro grupos de idades mistas. Os participantes escolheram nomes para as equipes com base em valores familiares: Honestidade, Esperança, Paz e Sabedoria.
Tivemos como atividades: jogo Roda das Emoções, montagem de Tangram, Bingo de Valores, Show de Talentos e arrecadação de garrafas pet. Os/as beneficiados/as retiravam semanalmente as tarefas na Instituição para executarem junto às suas famílias e, posteriormente, postarem as fotos nos grupos de WhatsApp. Como suporte para a realização das atividades, foram enviadas mensagens de texto, vídeos explicativos e motivacionais gravados pela educadora Vânia Fonseca.
A pontuação foi contabilizada a partir das fotos que os grupos enviavam via WhatsApp e também pelas atividades entregues na Instituição por aqueles/as que tinham dificuldade de acesso à internet. O recolhimento das garrafas pet também foi realizado semanalmente na Unidade. Arrecadamos um total de 244 garrafas. Esse material pet será doado para feirantes da comunidade que usam os recipientes para a venda de leite. A atividade visou contemplar a Carta sobre “A Economia de Francisco e Clara” – do Papa Francisco, que enfatiza a importância da sustentabilidade para a garantia de qualidade de vida das gerações futuras.
Além da entrega das atividades sociopedagógicas semanais, no dia 19/01, também houve doações de biscoitos para as famílias. Recebemos essa doação do parceiro Programa Mesa Brasil/Sesc-DF. No mesmo dia também foi entregue às famílias uma cartilha informativa sobre a concessão do auxílio “Prato Cheio”, programa de caráter emergencial que faz parte da política de Assistência Social do Governo do Distrito Federal – e retorno do atendimento presencial dos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS São Sebastião. A cartilha foi elaborada pela assistente social da Unidade, Françoise Brito, visando contribuir para a garantia e acesso dos direitos das famílias.
Finalizamos as Atividades Diferenciadas com a entrega de livros literários a todas as crianças e adolescentes das equipes, como premiação pela participação. A equipe Honestidade, que ficou em primeiro lugar, também foi premiada com chocolate para cada membro. Os livros entregues foram em sua maior parte doados pelo Colégio Sagrado Coração de Maria-Brasília. Para a entrega das premiações, o espaço foi organizado em ambiente arejado, respeitando todas as orientações de proteção contra a Covid-19.
Os/as beneficiados/as participaram ativamente das atividades, o que representou 93% do grupo de atendidos/as. A seguir, alguns depoimentos colhidos das avaliações escritas das atividades:
“Eu achei legal porque, mesmo nessa situação, continuamos todos juntos, mesmo que de longe. Foi muito legal a maneira criada para nos manter próximos e juntos, mesmo que tenha sido à distância.” (R. K. A. S., 13 anos).
“As atividades foram importantes para ocupar o nosso tempo e nos divertirmos em um mês em que não tivemos férias e ainda tinha atividades da escola”. (T. F. S., 12 anos).
“Foi muito bom a interação entre todos, uma forma de estar mais perto. As atividades foram muito legais”. (L. N. P., 13 anos).
Citando Thiago de Mello, “Não temos um novo caminho, mas estamos construindo um novo jeito de caminhar”. Na certeza de que tudo concorre para o bem daqueles/as que amam a Deus é que iniciamos o ano de 2021 com muita fé e esperança de que tudo será melhor!
Vânia Fonseca – Educadora Social