Durante o mês de janeiro, desenvolveram-se, no Projeto Vida, as atividades diferenciadas. No primeiro dia, as crianças foram acolhidas com uma dinâmica de socialização, rodas de conversa e, durante a primeira semana, fizeram a construção das regras de convivência, confeccionaram as bandeiras, elaboraram o grito de guerra e escolheram os nomes dos grupos: Equipe verde, Tech Ninjas, e equipe vermelha, Turma da Bagunça.
Na segunda semana, iniciamos as provas práticas, as crianças e adolescentes demonstraram entusiasmo em participar, sendo reforçado, a todo o momento, a importância do respeito entre as equipes.
A finalidade é termos atividades de gincana atrativas e lúdicas, como forma de garantir uma infância e adolescência repletas de direitos, como brincar, experimentar, conviver e ser feliz, de forma saudável.
As crianças e adolescentes ficaram empolgados com a diversidade de atividades elaboradas pelas educadoras sociais e com a expectativa das brincadeiras que não podem faltar, segundo eles, como: Qual é a música? Pegue seu banquinho, dança da cadeira e o desenho no mural, vivenciados de forma dinâmica, divertida e respeitosa.
No dia 01 de fevereiro, encerram-se as atividades diferenciadas, com um delicioso lanche e a apresentação da equipe vencedora, deixando claro que vencer é só significado de somar os pontos; e que o mais importante são os momentos que passaram juntos, brincando, se divertindo, socializando, conhecendo e criando vínculos afetivos.
Sheila Duriguetto – Educadora Social