No mês de abril demos continuidade ao isolamento, proveniente da zona roxa que o Estado se encontrava. Com isso, realizamos 20 encontros Virtuais, havendo um rodízio entre as oficinas. Os encontros estão tendo cada vez mais adesão e participação das crianças e dos adolescentes.
Ainda na “conectividade”, continuamos uma conversa, antes iniciada, sobre a Páscoa/Passagem. Oportunizamos às famílias, crianças e aos adolescentes conhecerem e jogarem LUDO, que desenvolve inúmeras habilidades. Foi oferecido também como proposta “A Amarelinha” e material entregue: giz branco e uma folha de orientação. Resgatar esta brincadeira de quintal é uma excelente estratégia para as atividades durante o isolamento. Ao final do mês será realizada uma atividade direcionada ao tema – Valores.
Como oficinas eletivas, incentivados novamente o conhecimento sobre a cores e suas misturas por meio de um outro monograma. Entregamos um novo modelo de tear confeccionado com material reciclado que ensina um novo ponto usando linha de tricô. Uma tabuada, também feita de material reciclado foi entregue para favorecer as atividades escolares das crianças participantes. Para os capoeiristas foi entregue um jogo da memória relacionado à capoeira e, para os artesãos, um kit para confecção de pulseiras.
Durante o mês, demos início a mais uma proposta que muito soma à nossa formação como equipe. Está sendo realizado, todas as quartas-feiras, uma reunião pedagógica em presença virtual de toda a equipe. Para além do pedagógico, um momento de mística e espiritualidade, orientandos incialmente pelas Irmãs Rhânella Oliveira e Fernanda Marques. Foi agendado um outro encontro para o dia 28 de abril com Sérgio Andrade (SOR/BH). Os encontros estão sendo muito ricos, com partilhas calorosas e acolhedoras.
Nilmara Santos – Pedagoga Social
Simone Afonso – Coordenadoras de Projeto Social