Pular para o conteúdo

Campanha Faça Bonito – Maio Laranja no encontro virtual – Projeto Vida Irmã Maria de Aquino – Ubá/MG

Realizamos no dia 31 de maio, um encontro virtual, entre a Equipe do Projeto Vida, as crianças e adolescentes, com o tema da campanha Faça Bonito – Maio Laranja, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado no dia 18 de maio. 

Nesse encontro, a educadora social – Sheila Duriguetto, retomou a história da menina Araceli Crespo com perguntas, para estimular a participação. Houve a interação de alguns relatando o que sabiam sobre o ocorrido. Também a coordenadora Camila Gumier participou do encontro e questionou os presentes, se sabiam ou tinham ideia de qual era o símbolo da campanha Faça Bonito e o porquê dele. Muitos sabiam que o símbolo é a flor, mas não sabiam o significado, sendo assim, então, explicado pela Camila e Sheila. A flor – uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança.

Caso Araceli refere-se à morte da menina brasileira Araceli Cabrera Sánchez Crespo (1964 / 1973), de oito anos de idade, assassinada em 18 de maio de 1973. Seu corpo foi encontrado somente 6 dias depois, desfigurado por ácido e com marcas de violência e abuso sexual. No ano 2000, o Congresso Nacional instituiu, a data da morte de Araceli como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Além da reflexão, fez-se também a divulgação dos meios de denúncia, com ênfase no disk 100, (Disque Direitos Humanos) canal de atendimento 24 horas que recebe, analisa e encaminha denúncias de violação dos direitos humanos para os órgãos responsáveis.

Ao final do encontro, todos mostraram a flor amarela feita pelos mesmos, com os materiais (kits pedagógicos) disponibilizados pelo Projeto Vida, para registrar o momento com um print da tela.

Esta campanha possui sua celebração em maio, mas o Projeto Vida Irmã Maria de Aquino, sempre que possível, realiza referências sobre o tema, em ações e atividades, dada a tamanha pertinência do assunto.

Camila Gumier- Coordenadora de Projeto Social