DIA INTERNACIONAL DA MULHER: data para ser lembrada, comemorada, disseminada. Não como o mundo capitalista o faz, nem de forma alienante ou romantizada, mas como MEMÓRIA, CONSCIÊNCIA E LUTA PELA DIGNIDADE das mulheres, todas as mulheres, de todos os lugares, tempos e culturas. Não é um dia “cedido”, mas conquistado por gerações de mulheres que lutaram pelo direito ao trabalho fora de casa, pelo voto, pelo respeito… Muito há, ainda, que ser feito, com certeza, mas o caminho está sendo desbravado entre os “pró” e os “contra” do caminhar, com determinação e persistência, e por isso os objetivos serão atingidos.
NO CENTRO PROVINCIAL DAS RELIGIOSAS DO SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA da Área Brasil, em Belo Horizonte – MG, diversos corações, espíritos, mentes e habilidades se uniram para organizar uma breve mas significativa celebração. A origem da data foi evocada, bem como seu verdadeiro sentido. A tradição do Instituto das RSCM na valorização e promoção das mulheres foi lembrada e atualizada. O apelo do Papa Francisco à oração e ao jejum pela paz no mundo foi reavivado… Tudo isso foi seguido por algumas falas, em resposta a duas provocações: – Que motivos temos, hoje, para celebrar o Dia Internacional da Mulher? e – O que significa, para mim, ser mulher, hoje?
Por fim, fazendo-nos solidários com as mulheres sofrentes da Ucrânia e também com as mulheres da Rússia que protestam e são presas por se oporem à guerra entre seus países, lemos um fragmento de carta do Pe. Gailhac, que convoca e valoriza as mulheres enquanto colaboradoras na Obra de Redenção assumida por Jesus Cristo, tendo Maria por referência, e terminamos com o cafezinho da meia manhã, acompanhado de boa conversa. No mural, as fotos das colaboradoras e religiosas que atuam no Centro Provincial, ao lado de lideranças femininas atuais, organizadas pelo Centro de Fontes, recordavam, convidando-nos à mobilização, as palavras de Gailhac: “Na vida, há dias de paz e dias de combate”, por isso, “é preciso constância, perseverança, nunca desanimar”.
Veja algumas imagens desse momento: