ESTUDO DA ENCÍCLICA DO PAPA FRANCISCO FRATELLI TUTTI
DATA: 22, 23 E 24 DE JUNHO
ASSESSORAS: Maria Helena Morra e Terezinha Cecchin
PARTICIPANTES: IRMÃS AURORA, JUSTINA, MARIA ELIZABETH, MARIA DE LOURDES, ZILDA, SUZANA, MARIA HELENA MORRA E TEREZINHA CECCHIN.
Estivemos 3 dias reunidas em torno da Encíclica do Papa Francisco, FT, refletindo, rezando e aprofundando, com a orientação de nossas duas assessoras.
Meses antes, fizemos uma preparação prévia, através do estudo e recordação dos capítulos anteriores, de I a VI, detendo-nos especialmente nas sombras da realidade que vivenciamos e das luzes que a Palavra de Deus infunde em nosso interior. Dando início ao estudo, colocamos tudo isto de maneira informal.
Passamos a refletir sobre o VII capitulo, vendo os slides preparados pela equipe de formação da Área que nos mostrou os apelos que Deus faz à Igreja e à Vida Consagrada. O apelo de ser uma Igreja em saída. É urgente que sejamos outros bons samaritanos diante desta humanidade caída.
O Papa mostra que os atuais modelos de humanidade e de igreja são insustentáveis. É preciso focar as discussões sobre o essencial para a sobrevivência da vida e do planeta.
O Papa sonha com uma nova história de preservação da vida no planeta. A preocupação maior é em torno da terra e da humanidade. Urge orientar a nossa ação em favor da vida em todas as suas formas.
Aqui vemos a necessidade de fazermos uma releitura do carisma das RSCM, entrando numa ressignificação de nossa identidade e missão. “Onde a vida estiver perecendo, aí é nosso lugar”.
Diante de tantos desafios para a preservação da vida, fica o apelo a refletir: Como elaborar uma antropologia ética, uma sociologia, uma teologia e uma política a partir da dor das vítimas do sofrimento dos inocentes, da violência, da fome, da violação dos Direitos Humanos, da desigualdade social, política e econômica?
Saímos desse estudo com o propósito de nos unir sempre mais em nossa missão de fazer a vida prevalecer em todas as suas formas.
Nossa gratidão e carinho à Terezinha e Maria Helena. Que Deus cuide muito de vocês para que continuem sendo bênção por onde passam.
As Irmãs de São Paulo
30 de junho de 2021