No dia sete de agosto, a Lei Maria da Penha completou 18 anos de sua implementação. A normativa busca proteger as mulheres que são vitimadas por uma lógica de dominação sexista e machista. E, para destacar a relevância dessa legislação, a Unidade Socioassistencial desenvolveu atividades específicas para marcar a data.
Inicialmente, apresentou um vídeo sobre o tema, para resgatar a história e as motivações que deram base para a elaboração da citada lei. Também promoveu roda de conversa, construção de cartazes e apresentação teatral.
Após apresentar vídeo sobre a história da Lei Maria da Penha, realizou-se uma roda de conversa, para refletir sobre a importância das legislações como mecanismos de garantia de direitos, discutir sobre os tipos de violências sofridas diariamente pelas mulheres e apresentar os Órgãos de proteção. Em seguida, todos os participantes construíram cartazes, com frases afirmativas de empoderamento e repúdio à violência. Houve também uma encenação teatral, abordando sobre os tipos de violências psicológicas e morais sofridas pelas mulheres. Na encenação, os beneficiados interagiram e mudaram a cena.
Acreditamos que a informação e a reflexão são fundamentais para a construção de uma sociedade mais igualitária, sem preconceitos e que respeite o direito das mulheres serem mulheres.
Vânia Rodrigues – Pedagoga Social.


