Neste mês de dezembro para concluir as atividades em defesa da vida, foi trabalhado o Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos. A temática teve durabilidade de duas semanas. Na primeira semana foi apresentado o tema e teve como princípio a liberdade; visto que estamos passando por uma transição política, em que os direitos de muitos estão sendo violados, como: o direito de ir e vir, a liberdade para expor pensamentos, opiniões e etc. Para elucidar a temática, foi realizada a dinâmica “Direitos Humanos, liberdade e igualdade”, baseando-se na declaração oficial dos direitos humanos, para que todos e todas tenham direitos e deveres iguais.
Na segunda semana, intitulada “Semana dos Jogos dos Direitos Humanos”, a atividade ficou por conta dos jogos, pensada para fechar a temática e também uma forma de avaliar o conhecimento por meio dos jogos relacionados, como: jogo da Memória e jogo Toda Criança Tem…., e jogos online no site Wonderwall. A didática do jogo online, foi baseada em jogos da Forca, as crianças puderam desenvolver seu conhecimento e colocar em prática suas habilidades e raciocínio. Já o jogo da memória foi apresentado os 30 artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, neste jogo a imagem ilustrativa e o número do artigo compõem cada peça. As crianças e os adolescentes se divertiram e puderam exercer as suas habilidades visuais. O jogo Toda Criança Tem… foi baseado em imagens com direitos e deveres comuns do cotidiano das crianças e dos adolescentes; a dinâmica foi separar em: o que era dever… e o que era direito….
A atividade concluiu todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano, acerca da luta pelos direitos iguais para todos e todas em defesa da vida. Contemplando assim o objetivo do serviço de convivência e fortalecimento de , que é assegurar espaço de referência para o convívio grupal comunitário e social para o desenvolvimento de relações de afetividades, solidariedade e respeito mútuo, possibilitando também a ampliação do universo informacional.
Gláucia Vaz – educadora social