Dia do Patrimônio Histórico Cultural proporciona atividade nos grupos de Convivência e visita ao Museu Ginásio São José – Projeto Vida Irmã Maria de Aquino – Ubá/MG –

Os monumentos, as cidades históricas, as paisagens, as festas e as tradições são importantes heranças, pois compõem a identidade cultural e histórica, base sobre a qual se constrói uma Nação.

O objetivo da temática trabalhada foi instigar as crianças e adolescentes quanto à preservação e valorização dos bens culturais, passados de geração para geração, assim como colaborar com a preservação dos patrimônios culturais, zelando pela continuidade da História local. E, pensando assim, a temática foi trabalhada com muita ludicidade, tecnologias, construção de maquetes e visita a um dos mais antigos patrimônios históricos culturais tombado de Ubá, o “Gymnásio São José”, agora, “Museu Ginásio São José”. Detalhes sobre esse patrimônio de Ubá podem ser encontrados através do site da Prefeitura Municipal de Ubá-MG, https://www.uba.mg.gov.br/detalhe-da-materia/info/ginasio-sao-jose/6560  e página do Instagram @museuginasiosaojose.

As crianças e adolescentes tiveram a oportunidade de saber o que são os bens culturais, como: construções, lugares, festas e até mesmo pessoas – que fortalecem a identidade cultural de um povo. As raízes estão nesses espaços, junto com a História das nossas famílias, amigos e conterrâneos. Preservar os bens culturais é impedir que as origens se percam. Vivemos num mundo de tecnologia avançada, mas nenhuma invenção é capaz de substituir o sentimento humano. Principalmente aquele que nutrimos pelas pessoas que nos cercam e pelo lugar em que nascemos e crescemos.

Camila Gumier – coordenadora de Projeto Social

Gláucia Vaz – educadora social