Educadores em Formação – Projeto “A Nossa Casa” – Porto Seguro/BA

Na manhã do dia 30 de março, as/os educadoras/es do Projeto “A Nossa Casa” estiveram em formação. O início foi com a oração do Bom Pastor, dinamizada pela Irmã Conceição Reis. O objetivo da formação foi aprofundar os estudos referentes ao tema: Liberdade de escolhas e o cuidado com a vida, tendo também como norteador o texto base da Campanha da Fraternidade 2016. Outro objetivo também foi a interação e a aproximação da nova Equipe Técnica com todos os Educadores da Instituição.

A facilitadora do encontro, Lázara Martins, Coordenadora Pedagógica, conduziu com muita dinâmica e firmeza em suas palavras, o tema em questão, nos chamando a atenção para a problemática em “Nossa Casa Comum” como cita o texto base da Campanha da Fraternidade de 2016. Utilizando slides, nos apresentou imagens de muitas situações em que é evidente o desrespeito da Vida. Fazendo referência ao texto Azul Claro é Claro, Lázara ajudou-nos a compreender que a mudança que queremos no mundo deve ter origem em nossas atitudes em casa, em nosso bairro. Sugerindo assim que busquemos comprometer-nos com realidades concretas de preservação da Vida, seja na atitude individual e coletiva.

Após os estudos em grupos, mediante as provocações de toda a formação, nós, educadores, decidimos como gesto concreto, chamar para uma conversa a associação dos moradores do Bairro Vila Vitória e juntos refletirmos sobre a situação do mesmo e promover a busca de soluções para os problemas que  afetam os moradores.

O encontro foi finalizado com avaliação e informações diversas referentes à Instituição.

Colaboração de Márcio Dias de Souza – Educador Social