Pular para o conteúdo

Encontro de Educadores Sociais que atuam nos Grupos de Convivência Projeto Vida Padre Gailhac – Belo Horizonte/MG –

Nos dias 10, 11 e 12 de setembro, as Educadoras Amanda Sherida e Cássia Seara, junto à pedagoga Nilmara Santos, participaram de uma formação organizada pela Rede, destinada aos educadores que atuam junto aos Grupos de Convivência nas Unidades Socioassistenciais. 

Estiveram presentes representantes de todas as Unidades Socioasisistenciais: Belo Horizonte (MG), Ubá (MG), Curvelo (MG), Serra (ES) e São Sebastião (DF). Foi uma oportunidade para troca de experiências e fortalecimento de vínculos entre as educadoras que, durante esses dias, compartilharam ideias, acontecimentos e sonhos, enquanto também se formavam diante de temas, que consideravam necessários para as realidades observadas nas Unidades de atendimento das crianças e adolescentes.

Em Cada dia foi iniciado com um momento de Mística e Espiritualidade, preparados pela Irmã Daniela, as Educadoras da Unidade de Ubá e as Educadoras de São Sebastião, respectivamente. Foram momentos de cuidado e reflexão e que oportunizaram acolhimento e carinho de uns para com os outros, incluindo os presentinhos dos atendidos nas Unidades.

No primeiro dia, pela manhã, apresentamos e, com ajuda da Irmã Rhânella, refletimos sobre as atividades de projeto de vida desenvolvidas nas Unidades. Na parte da tarde, guiados por Rita de Cássia, Analista Pedagógica, conversamos sobre os percursos no SCFV.

No segundo dia, a professora Anna Eutrópio, palestrante convidada, orientou e nos provocou sobre o tema de Grupos e Sexualidade na Adolescência. Durante a tarde, foi feito uma visita ao Circuito Cultural da Praça da Liberdade, oportunidade de conhecimento para todas e todos, e reflexões com a exposição “arte subdesenvolvida”, no espaço CCBB.

No terceiro dia, os pedagogos Nilmara Santos e Wellington Fernandes, nos conduziram a dialogar e refletir sobre metodologias para os Grupos de Convivência. A oportunidade de estarmos juntas e juntos foi maravilhosa. FICA o agradecimento e a saudade pelo que vivemos.

Amanda Sherida e Cássia Seara – Educadora Social