No dia 29 de março, a Unidade realizou a primeira oficina, com grupo de meninas atendidas, com idades entre 12 a 14 anos, visando ampliar as possibilidades de atendimento institucional e promover, junto a esse público, reflexões que contribuam para transformações individuais e coletivas. A oficina trabalhou o autoconhecimento e o gerenciamento de emoções negativas, por meio de dinâmicas, músicas, atividade de respiração e de construção de autorretratos. As meninas receberam também um mimo, que consistia em uma agenda, caneta, um cartão personalizado e um chocolate.
Foram feitas dinâmicas com balões: na primeira, para identificar os níveis de estresse das participantes, trabalhando a resignação para suportar contrariedades e explorar o reconhecimento das emoções. Na segunda, para refletir sobre a importância do trabalho em equipe e da participação coletiva, como estratégia de empoderamento. Em sequência, realizou-se uma atividade de autoconhecimento, onde as participantes fizeram um autorretrato apresentando seus sonhos e desejos; brincadeiras e atividades prediletas; sentimentos que mais valorizam; o que desejam mudar e profissões que apreciam. Posteriormente, cada uma apresentou a sua produção.
A cada dia, a luta por igualdade de gênero vem ganhando mais espaço na sociedade. Por isso, promover espaços de escuta, diálogos e encontros positivos é fundamental para o empoderamento das mulheres e a garantia dos direitos humanos.
Vânia Rodrigues e Maria Joseline – Educadora Sociais
Françoise Brito – Assistente Social