A coordenadora e a psicóloga da Unidade se reuniram, no mês de março, para um momento com as pré-adolescentes e adolescentes para refletirem sobre o tema “Pobreza Menstrual”.
A pobreza menstrual é definida pela falta de recursos básicos (absorventes ou coletores menstruais, sabonetes, água, papel higiênico, etc), infraestrutura adequada (banheiros seguros e bem conservados, saneamento básico, coleta de lixo) e conhecimento (quebra de tabus e preconceitos sobre o tema), para que pessoas que menstruam tenham plena capacidade de cuidar de sua menstruação.
A equipe informou sobre a promulgação da Lei 14.214/2021, que cria o Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual. A Lei determina que estudantes dos ensinos fundamental e médio, mulheres em situação de vulnerabilidade e presidiárias recebam, de forma gratuita, absorventes para sua higiene pessoal.
As participantes tiveram espaço para compartilhar suas experiências pessoais, sentimentos e sanar dúvidas sobre o assunto.
Para finalizar a ação, foi entregue às participantes um kit de higiene pessoal contendo pacote de absorvente dentre os itens advindos de doação de alunas do Colégio Sagrado Coração de Maria de Ubá-MG.
Camila Gumier – Coordenadora de Projeto Social