Pular para o conteúdo

Saiba mais…

JPIC

JPIC é uma sigla para JUSTIÇA, PAZ e INTEGRIDADE DA CRIAÇÃO e representa uma filosofia de vida abraçada pelo Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria. Seu significado evidencia valores a serem vivenciados cotidianamente nas ações individuais, na sala de aula e no relacionamento com o próximo.

O projeto “JPIC Jovem SCM – Projeto de Inclusão” foi criado em 2002 pela Equipe Juventude-Animação Vocacional, após o Papa João Paulo II se pronunciar sobre um sinal de esperança no mundo, a “inconformidade diante dos efeitos cruéis da globalização”, e fazer um apelo a todos os cristãos, para que se globalizasse também a solidariedade.

Trata-se de um chamado à sensatez, à austeridade e à conversão ecológica. Mais de cinquenta congregações religiosas internacionais formaram, na ocasião, esta rede JPIC, espalhando por todo o planeta o alerta: ou aprendemos a viver como irmãos, respeitando-nos e ao meio ambiente, ou pereceremos!

Por meio do Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria, o apelo chegou aos nossos colégios em 2003. Assim, anualmente, o JPIC se subdivide e se faz presente em diversas ações realizadas em parceria com o Serviço de Orientação Religiosa – SOR. O trabalho prioriza a abordagem de temas urgentes e carentes de soluções eficazes, geralmente à luz da Campanha da Fraternidade.

Alguns dos projetos realizados:

Missão Jovem SCM – Intercâmbio Solidário

A Missão Jovem SCM

A Missão Jovem é um projeto interdisciplinar que leva estudantes e educadores da Rede Sagrado para vivenciar outras realidades, costumes e maneiras, motivando o desenvolvimento de iniciativas proativas frente a problemas políticos e sociais. Durante 11 anos, comunidades e municípios do Norte Minas acolheram os intercambistas missionários com gratuidade e solidariedade, dispostos a cultivar a semente da solidariedade, da justiça e da paz.

Em 2013 a experiência assumiu um caráter de pré-jornada, organizada como um evento capaz de preparar os alunos para a Jornada Mundial da Juventude, realizada no Rio de Janeiro, entre os dias 23 e 28 de julho, e da qual a Rede Sagrado participou ativamente. Assim, em vez de deslocarmos os jovens até o Norte de Minas, como nos últimos anos, descobrimos ‘o norte de Minas que é nosso vizinho’, nas regiões do entorno em que os colégios estão inseridos. E assim tem sido desde então.

Atualmente, a Missão Jovem SCM – Intercâmbio Solidário – é considerada uma das mais importantes estratégias de aprimoramento do protagonismo juvenil, do autoconhecimento, da elaboração do Projeto de Vida, da vivência da fé e da alteridade entre nossos adolescentes e jovens. A oportunidade de se inserir como voluntário em uma realidade social diversa da sua durante alguns dias tem educado muitos alunos para a solidariedade, revelando-se uma daquelas experiências de vida que se carrega eternamente.

Retiro Jovem SCM

O Retiro Jovem SCM é um encontro de jovens envolvidos no processo de construção e vivência do protagonismo juvenil, visando a reforçar a ideia de que todos somos vocacionados a servir à vida e à vida em plenitude.

O nome pode variar em cada unidade: Retiro Jovem (Vitória, Ubá, Belo Horizonte); Retiro Jovem Vocacional SCM (Rio de Janeiro); Encontro de Jovens do Sagrado/Retiro Jovem/Jornada de Valores (Brasília). Em todos os lugares, no entanto, trata-se de um momento espiritualizante.

Alicerçado no Evangelho e na espiritualidade SCM, o Retiro ajuda os participantes a se interiorizarem; a interpretarem a própria existência e a realidade social à luz da fé; a discernirem sobre a vontade de Deus nos caminhos da história; a fortalecerem as motivações para o protagonismo social; e a elaborarem um projeto de vida que integre fé e obras.

Utiliza uma metodologia diversificada, que mescla dinâmicas de grupo e momentos individuais, música e silêncio, textos bíblicos e teatralizações, celebrações e caminhadas. Uma combinação que atrai os jovens e favorece sua experiência com Deus.

Fórum JPIC Jovem

Com duração de 2 a 4 dias, o Fórum JPIC Jovem é um evento que proporciona aos estudantes e educadores um momento exclusivo para o debate em torno de questões sociopolíticas atuais, sempre iluminados pelo tema e lema da Campanha da Fraternidade, proposta anualmente pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Assim, os adolescentes e jovens aprendem a analisar determinados contextos sociais, a identificar as causas de seus problemas e a apresentar propostas para solucioná-los, reconhecendo, assim, seus valores e limites.

As temáticas discutidas a cada ano estão relacionadas às diversas áreas do conhecimento. As equipes pedagógicas das disciplinas envolvidas no projeto realizam estudos, problematizam assuntos, promovem debates contextualizados, analisam questões éticas e morais e, junto aos estudantes, definem qual será a tônica dada ao trabalho.

A metodologia pode variar conforme a unidade. Em Belo Horizonte, os participantes se inscrevem em grupos temáticos, realizam os debates em horário de aula e propões soluções para serem votadas em plenário e encaminhadas aos setores competentes. Em Brasília, os estudantes socializam as conclusões de processos e atividades desenvolvidas ao longo dos meses que antecederam o Fórum. Em Ubá, educadores e estudantes convidam autoridades do município para o debate sobre temas de comum interesse.

O importante, aqui, é o protagonismo juvenil e o incentivo à cidadania. São os jovens que coordenam os grupos e o próprio Fórum, pesquisam e argumentam sobre os assuntos debatidos, apresentam, defendem e votam propostas de solução para os problemas, encaminham as propostas consensuais às instâncias cabíveis (do Colégio, do Município, do Estado), cobram da Direção das unidades CSCM a efetivação daquilo que foi decidido. Os educadores participam dos vários momentos, ouvem e observam mais do que falam e intervêm quando solicitados ou percebem ser necessário, mas com a consciência de que são coadjuvantes do processo.

Semana Vocacional

Por iniciativa da Ir. Rosa de Lima Pereira, uma das coordenadoras da Animação Vocacional da Província Brasileira do IRSCM, em 2014 iniciamos um trabalho vocacional nas unidades de Ubá e Belo Horizonte com o tema: “Batismo: raiz de todas as vocações”.

Conduzida de forma dialógica e apropriada para cada idade e nível cognitivo, a Semana Vocacional envolveu turmas do 2º Ano da EF à 3ª Série do EM. Centrou-se na vocação à vida: a profissão, a família, o casamento, a autoconstrução. Todos são chamados a gerar vida, e vida em plenitude, em si próprios e no espaço e tempo onde vivem e atuam.

Em 2015, as coordenações do SOR oficializaram a Semana Vocacional, integrando-a ao planejamento das unidades.