No dia 21 de junho de 2022 aconteceu o fórum das Pastorais Sociais da Região Episcopal Belém/SP. Foi uma reunião ampliada com os movimentos sociais e parte das Igrejas Cristãs para juntos assumirmos a 6ª Semana Social Brasileira cujo tema é: “Mutirão pela Vida: por Terra, Teto e Trabalho”.
Juntos, Movimentos, Pastorais e as Igrejas Cristãs fizemos um caminho para construir amplamente a 21ª Semana de Fé e Política da Região Belém que vai acontecer nos dias 01,02 e 03 de agosto de 2022. Particularmente, cada grupo, cada movimento e pastoral dentro da sua realidade foi trazendo luzes para a construção de um tempo novo, tempo que não tenha fome, desemprego e gente morando na rua.
Uma grande pergunta foi permeando a noite: como as Igrejas Cristãs, como a frente Religiosa Católica e as outras denominações e movimentos podem contribuir para chegarmos ao Brasil e ao Estado de São Paulo com mais dignidade e Vida? Entre tantos questionamentos da noite entendemos a importância de pararmos para pensarmos em 3 pontos fundamentais. São eles MORADIA, FOME e ORGANIZAÇÃO POPULAR. É preciso priorizarmos os processos de formação popular, levando o povo a se esperançar e a resgatar sua Fé, num mundo onde não há justiça.
Buscamos caminhar juntos, cidade e campo, pois o “campo planta, a cidade janta” e, com sintonia e sinergia entre os dois, vamos garantindo moradia e emprego nos dois espaços. Com isso, queremos garantir não haver mais êxodo no campo nem a superlotação nas cidades. Sob a luz da “Laudato Si” do Papa Francisco precisamos também pensar na CRISE CLIMÁTICA, que é real e tem causado danos irreparáveis na destruição do planeta.
Por fim, os grupos se comprometeram fazer da 21ª Semana de Fé e Política na Região, momento de reflexão e encaminhamentos para um Documento que possa contribuir diretamente para a 6ª Semana Social Brasileira.
A noite foi encerrada com a mensagem do Papa Francisco: “Nenhum Trabalhador sem Direito, nenhum Camponês sem Terra, nenhuma Família sem Teto”.
Irmã Maria Lúcia Araújo da Silva, RSCM